Análise de recursos educacionais abertos à luz do conceito Design-REA Multimodal
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63264Palavras-chave:
Repositório digital, Recursos Educacionais Abertos, Multiletramentos, DesignResumo
Com vistas a aplicar o conceito de “Design-REA Multimodal” (DRM), de Silva (2023), para avaliar Recursos Educacionais Abertos (REA) do repositório digital “Recursos Educacionais para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas” (REALPTL), selecionamos dois REA para análise. O conceito DRM parte da revisão sobre o design e a similitude entre abordagens dos multiletramentos, da multimodalidade e dos REA, empregando os seguintes critérios: design da plataforma/do repositório, design técnico, design de multiletramentos (multimodal e sociocultural) e design educacional. Os REA selecionados para estudo foram produzidos por estudantes de pós-graduação e usam diferentes temáticas, estratégias de produção textual e tecnológica. Os resultados mostram que a análise dos recursos ajuda a “ler” os REA em sua amplitude, revelando suas vantagens a maneira como podem ser aperfeiçoados em um redesign, ao mesmo tempo em que o DRM pode servir como metodologia para orientar a produção por criadores de REA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.