Análise de recursos educacionais abertos à luz do conceito Design-REA Multimodal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63264

Palavras-chave:

Repositório digital, Recursos Educacionais Abertos, Multiletramentos, Design

Resumo

Com vistas a aplicar o conceito de “Design-REA Multimodal” (DRM), de Silva (2023), para avaliar Recursos Educacionais Abertos (REA) do repositório digital  “Recursos Educacionais para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas” (REALPTL), selecionamos dois REA para análise. O conceito DRM parte da revisão sobre o design e a similitude entre abordagens dos multiletramentos, da multimodalidade e dos REA, empregando os seguintes critérios: design da plataforma/do repositório, design técnico, design de multiletramentos (multimodal e sociocultural) e design educacional. Os REA selecionados para estudo foram produzidos por estudantes de pós-graduação e usam diferentes temáticas, estratégias de produção textual e tecnológica. Os resultados mostram que a análise dos recursos ajuda a “ler” os REA em sua amplitude, revelando suas vantagens a maneira como podem ser aperfeiçoados em um redesign, ao mesmo tempo em que o DRM pode servir como metodologia para orientar a produção por criadores de REA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em  Linguística Aplicada, linha  Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Docente da rede pública de ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC / RJ).

Daniervelin Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta da Faculdade de Letras, Letras e Linguística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (Brasil), com estágio na Université Paris 8 (Paris-FR). Editora-Chefe da revista Texto Livre.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

TEIXEIRA DA SILVA, E.; MARQUES PEREIRA, D. R. Análise de recursos educacionais abertos à luz do conceito Design-REA Multimodal. Cadernos de Letras da UFF, v. 35, n. 69, 30 dez. 2024.