Análise de recursos educacionais abertos à luz do conceito Design-REA Multimodal
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63264Palavras-chave:
Repositório digital, Recursos Educacionais Abertos, Multiletramentos, DesignResumo
Com vistas a aplicar o conceito de “Design-REA Multimodal” (DRM), de Silva (2023), para avaliar Recursos Educacionais Abertos (REA) do repositório digital “Recursos Educacionais para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas” (REALPTL), selecionamos dois REA para análise. O conceito DRM parte da revisão sobre o design e a similitude entre abordagens dos multiletramentos, da multimodalidade e dos REA, empregando os seguintes critérios: design da plataforma/do repositório, design técnico, design de multiletramentos (multimodal e sociocultural) e design educacional. Os REA selecionados para estudo foram produzidos por estudantes de pós-graduação e usam diferentes temáticas, estratégias de produção textual e tecnológica. Os resultados mostram que a análise dos recursos ajuda a “ler” os REA em sua amplitude, revelando suas vantagens a maneira como podem ser aperfeiçoados em um redesign, ao mesmo tempo em que o DRM pode servir como metodologia para orientar a produção por criadores de REA.
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