Ficção de Clarice Lispector no ensino médio: uma proposta para a sala de aula com base no conto “A bela e a fera”
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63613Palavras-chave:
Letramentos, Ficção, Ensino Médio, Leitura, Clarice LispectorResumo
Este artigo científico aborda a importância da leitura na vida dos jovens brasileiros, especialmente no Ensino Médio. Embora a leitura seja fundamental, muitas vezes é limitada a fins informativos ou instrucionais, em vez de ser apreciada por si mesma. Desse modo, o artigo entende a leitura como um processo crítico que envolve a interação do leitor com a obra, combinando aspectos intelectuais, sensoriais e emocionais. Além disso, o presente estudo destaca a importância do letramento literário, com foco na obra de Clarice Lispector. Um conto específico, "A Bela e a Fera ou A Ferida Grande Demais”, é selecionado para ilustrar como a leitura de obras de ficção pode abordar temas importantes, como invisibilidade, desigualdade e autoestima, tornando a leitura mais acessível e envolvente para os alunos do Ensino Médio. Os objetivos específicos do trabalho incluem o reconhecimento dos contextos sociais abordados nas obras literárias, a interpretação dos significados dos textos de ficção de Clarice Lispector e a promoção de uma nova perspectiva sobre a leitura em turmas de Ensino Médio. Portanto, o artigo visa promover a leitura crítica e a análise de contos, estimulando o interesse dos alunos e proporcionando uma compreensão mais profunda das obras de Clarice Lispector e do gênero conto, com foco na ficção.
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