Ficção de Clarice Lispector no ensino médio: uma proposta para a sala de aula com base no conto “A bela e a fera”
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63613Palavras-chave:
Letramentos, Ficção, Ensino Médio, Leitura, Clarice LispectorResumo
Este artigo científico aborda a importância da leitura na vida dos jovens brasileiros, especialmente no Ensino Médio. Embora a leitura seja fundamental, muitas vezes é limitada a fins informativos ou instrucionais, em vez de ser apreciada por si mesma. Desse modo, o artigo entende a leitura como um processo crítico que envolve a interação do leitor com a obra, combinando aspectos intelectuais, sensoriais e emocionais. Além disso, o presente estudo destaca a importância do letramento literário, com foco na obra de Clarice Lispector. Um conto específico, "A Bela e a Fera ou A Ferida Grande Demais”, é selecionado para ilustrar como a leitura de obras de ficção pode abordar temas importantes, como invisibilidade, desigualdade e autoestima, tornando a leitura mais acessível e envolvente para os alunos do Ensino Médio. Os objetivos específicos do trabalho incluem o reconhecimento dos contextos sociais abordados nas obras literárias, a interpretação dos significados dos textos de ficção de Clarice Lispector e a promoção de uma nova perspectiva sobre a leitura em turmas de Ensino Médio. Portanto, o artigo visa promover a leitura crítica e a análise de contos, estimulando o interesse dos alunos e proporcionando uma compreensão mais profunda das obras de Clarice Lispector e do gênero conto, com foco na ficção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.




