Jornais em confronto: uma análise discursiva de notícias sobre o conflito Israel-Hamas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/2y5dr280

Palavras-chave:

Análise do Discurso, ideologia, jornais digitais, confronto Israel-Hamas

Resumo

Por meio da análise de notícias veiculadas em jornais digitais sobre o conflito Israel-Hamas, este trabalho visa demonstrar como o discurso jornalístico é ideologicamente marcado. Nossa hipótese é a de que tal análise dará indícios da inexistência de imparcialidade desse meio de comunicação. À luz da Análise do Discurso francesa, analisamos 127 notícias, encontradas a partir dos mecanismos de busca do Google, publicadas nos três primeiros dias após os ataques iniciais (em outubro de 2023) e três meses mais tarde (em de janeiro de 2024). Os resultados indicam que, inicialmente, há um tom predominante negativo em referência ao Hamas e a seus atos, dado que permanece no segundo momento, apesar do aumento das ações de Israel.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Prearo-Lima, IFSP campus Bragança Paulista

    Doutor em Estudos Linguísticos pela Unesp (Ibilce/S. J. Rio Preto). Professor EBTT do Instituto Federal de São Paulo (IFSP campus Bragança Paulista).

  • Marília Zago Kairalla de Queiroz, IFSP campus Bragança Paulista

    IFSP campus Bragança Paulista

Downloads

Publicado

2025-10-14

Como Citar

Jornais em confronto: uma análise discursiva de notícias sobre o conflito Israel-Hamas. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 36, n. 70, p. 186–211, 2025. DOI: 10.22409/2y5dr280. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/66143. Acesso em: 5 dez. 2025.