Jornais em confronto: uma análise discursiva de notícias sobre o conflito Israel-Hamas
DOI:
https://doi.org/10.22409/2y5dr280Palavras-chave:
Análise do Discurso, ideologia, jornais digitais, confronto Israel-HamasResumo
Por meio da análise de notícias veiculadas em jornais digitais sobre o conflito Israel-Hamas, este trabalho visa demonstrar como o discurso jornalístico é ideologicamente marcado. Nossa hipótese é a de que tal análise dará indícios da inexistência de imparcialidade desse meio de comunicação. À luz da Análise do Discurso francesa, analisamos 127 notícias, encontradas a partir dos mecanismos de busca do Google, publicadas nos três primeiros dias após os ataques iniciais (em outubro de 2023) e três meses mais tarde (em de janeiro de 2024). Os resultados indicam que, inicialmente, há um tom predominante negativo em referência ao Hamas e a seus atos, dado que permanece no segundo momento, apesar do aumento das ações de Israel.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Letras da UFF

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.




