A biblioteca de Estudos Clássicos nas Universidades Federais Brasileiras

Autores

  • Sr. Jovane Rocha Universidade Federal de Sergipe
  • Cezar Alexandre Neri Santos UFS

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmg4er40

Palavras-chave:

Estudos Clássicos, Linguística de Corpus, bibliometria

Resumo

Este artigo analisa, no âmbito dos Estudos Clássicos, as obras mais recorrentes em planos de ensino de disciplinas de cursos de Letras de universidades federais brasileiras, compondo um ranking nacional das dez indicações mais frequentes. Vinculado aos resultados da dissertação de Rocha (2025), o estudo apresenta o quadro teórico e referencial que orienta o ensino-aprendizagem de línguas e literaturas latina e grega no Brasil contemporâneo. A partir dos pressupostos da Linguística de Corpus, combinados a procedimentos bibliométricos, constituiu-se um corpus nacional organizado por regiões, sobre o qual se aplicaram critérios de frequência e categorização. Os resultados evidenciam a predominância da oferta de língua latina em relação à grega e confirmam a persistência de uma tradição pedagógica centrada em abordagens gramaticais, com forte presença de manuais clássicos ainda recomendados.



Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sr. Jovane Rocha, Universidade Federal de Sergipe

    Possui graduação em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (2009), pós-graduação em Estudos da Tradução pela Fanese (2020) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (2025). Atualmente, é professor de inglês do Ensino Fundamental ll da rede pública de ensino de Riachuelo/SE. 

  • Cezar Alexandre Neri Santos, UFS

    Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) na linha Linguagem, Usos e Tecnologias, e docente do Departamento de Letras Vernáculas (DLEV) da Universidade Federal de Sergipe (2023-atual). Antes, foi professor da Universidade Federal de Alagoas, lotado no Campus do Sertão, entre 2011 e 2023.Doutor em Linguística Histórica pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da UFBA (2019) e Mestre em Letras pelo PPGL-UFS (2012). Licenciado em Letras Português/Inglês, pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Especialização em Magistério Superior (2007), pela Universidade Tiradentes. Possui curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas (2003) pelo CEFET-SE. Minhas áreas de interesse atuais são a Descrição e Análise de itens lexicais do Português brasileiro, especialmente em torno de Nomes próprios (Toponímia e Antroponímia), Linguística Histórica e Filologia, Dialetologia, além de produtos didáticos e tecnológicos relacionados às línguas latina e portuguesa.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Edição

Seção

Cad. Let. 71 - Dossiê

Como Citar

A biblioteca de Estudos Clássicos nas Universidades Federais Brasileiras. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 36, n. 71, 2025. DOI: 10.22409/rmg4er40. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/68125. Acesso em: 13 jan. 2026.