Dicotomia em cor: os mitos de Jano e Narciso na visão pictórica de Mijangos
DOI:
https://doi.org/10.22409/2pajnc39Palavras-chave:
mitologia greco-romana, ilustração, tradução intersemiótica, Amanda MijangosResumo
Neste artigo, proponho a análise das ilustrações de Amanda Mijangos para o livro Diccionario de mitos clássicos, escrito por Esperón e Ovies, a partir do recorte da oposição claro-escuro. Para tanto, seleciono duas ilustrações, Jano e Narciso, e discuto como a oposição reflete a dicotomia presente na narrativa mítica de cada personagem. Procuro demonstrar que a oposição claro-escuro nas ilustrações de Mijangos aponta para a dicotomia vida-morte, da qual emerge ainda a questão da duplicidade própria das personagens ilustradas. Para tanto, recorro à comparação entre texto escrito e ilustração a partir da noção de ilustração como tradução intersemiótica e analiso estruturalmente as ilustrações selecionadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Letras da UFF

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.




