Espelhamentos, recordações e percalços sobre a feitura de espelhos - uma teatralização dos contos "O espelho", de Machado de Assis e Guimarães Rosa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2020n60a742

Keywords:

literatura, teatro, atuação.

Abstract

Este artigo narra a trajetória da confecção do projeto lítero-teatral Espelhos, realizado sobre os contos ‘O espelho”, de Machado de Assis, e ‘O espelho”, de Guimarães Rosa. Trata-se de um resgate elaborado a partir das anotações feitas durante as fases que se constituíram em um percurso - condutor do processo gerador de uma encenação leal às fontes literárias. Pessoal e objetivo, sentimental e reflexivo, Espelhamentos é a memória de um ator que foi modificado pelos materiais que escolheu.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Ney Luiz Piacentini, Universidade de São Paulo

    Professor doutor (temporário) do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

     

    Ney Piacentini: ator, professor, pesquisador e autor de livros sobre atuação.

     

    Tem 40 anos de teatro e atuou em mais de 50 espetáculos, 30 longas e curtas-metragens, além de programas para a televisão. Integra a Companhia do Latão desde a sua fundação em 1997 e tem mestrado e doutorado em pedagogia teatral pela USP. Escreveu  O ator dialético: 20 anos de aprendizado na Companhia do Latão (Indicado ao Prêmio Aplauso Brasil 2018 – Categoria Destaque), Eugênio Kusnet: do ator ao professor e publicou Stanislavski revivido  (org. c/ Paulo Fávari). É professor de Poéticas da Atuação II na Universidade de São Paulo, Orientador da Pós-Graduação em Direção e Atuação do Centro Célia Helena Centro de Artes e Educação; e fez parte do corpo docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Pós-Graduação da Faculdade Paulista de Artes (FPA). Por seu solo Espelhos foi indicado ao Prêmio de Melhor Ator de 2016 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e integrou o conjunto que ganhou o Prêmio Questão de Crítica/RJ-2103 de Melhor Elenco por O patrão cordial (Companhia do Latão). Recebeu também o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2013 pela sua contribuição ao teatro paulista. Foi apresentador do programa Revistinha da TV Cultura de São Paulo – Prêmio APCA de Melhor Programa Infanto-Juvenil de 1988 e 1989.

     

     

References

ALENCASTRO, Luiz Felipe de (org). História da vida privada no Brasil, v. 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1882.
______________. Papéis Avulsos. Rio de Janeiro: Lombaerts & C., 1882.

CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Rio de Janeiro: Record, 2004.

HOLANDA, Sérgio Buarque. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo II O Brasil Monárquico. Volume 7 Do Império a República. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2005.

PESSOA, Patrick. Machado de Assis e Guimarães Rosa como dramaturgos. O Globo, Segundo Caderno. Crítica. Rio de Janeiro, 12 jan. 2019, p. 7.

ROSA, João Guimarães. Corpo de baile. São Paulo: José Olympio, 1956.

________________. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.


WISNIK, José Miguel. Psiquê e psichê: no encontro dos espelhos de Machado e Rosa. https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2014/02/wisnik-josc3a9-miguel-psiquc3aa-e-psichc3aa-no-encontro-de-machado-e-rosa.pdf, 26/03/2019.

Published

2020-07-16

How to Cite

Espelhamentos, recordações e percalços sobre a feitura de espelhos - uma teatralização dos contos "O espelho", de Machado de Assis e Guimarães Rosa. Caderno de Letras da UFF, Brasil, v. 31, n. 60, p. 14–28, 2020. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2020n60a742. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/44096. Acesso em: 5 dec. 2025.