THE MULTIPLE READINGS OF METAPHORS IN LITERARY TEXTS: A CONTRIBUTION TO THE DEVELOPMENT OF A MORE REFLECTIVE AND PROTAGONIST READER
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a102Keywords:
literary literacy, The Group Think-Aloud, metaphor.Abstract
Aiming at developing a more reflective and protagonist literary reader, this paper analyzes the multiple readings of the metaphor in the poem ‘Rosa”, by Cecília Meireles, which were generated during dialogic and collaborative Group Think-Aloud practice, through coconstruction and negotiation of meaning. This study investigates how the conceptual metaphor participated in the process of the readers understanding of the poetic metaphor.
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‘será sempre o que sabe, enquanto os educandos serão sempre os que não sabem. A rigidez destas posições nega a educação e o conhecimento como processos de busca” (FREIRE, 1987, p.58)
"Assim propus que pensassem em grupo e resolvessem colaborativamente o enigma proposto pelas metáforas. Por essa razão, a técnica passou a se chamar “Pensar Alto em Grupo’ (1992,1995), que logo mostrou resultados melhores para pesquisa e para os participantes, que saíam da vivência com uma imagem mais positiva de si mesmos como leitores". Zanotto (2014a, p. 197)
Zanotto (2007, p. 102) ‘uma prática social de leitura, na qual os leitores, numa interação face a face, partilham, negociam, constroem e avaliam os diferentes sentidos (ZANOTTO, 1997, p.3). Em outras palavras, eles socializam os diferentes sentidos”
‘saber ouvir, legitimar essa voz, muitas vezes ampliando-a para o grupo (O´Connor & Michaels, 1996; Vieira, 1999), assim como [...] saber orquestrar as vozes dos participantes, mediar a construção das leituras e possibilitar que os alunos sejam mediadores uns para os outros” (ZANOTTO, 2014a, p.216)
Bakhtin/Volochinov (2010, p. 116) ‘A verdadeira substância da língua não é constituída por um sistema abstrato de formas linguísticas nem pela enunciação monológica isolada, nem pelo ato psicofisiológico de sua produção, mas pelo fenômeno social da interação verbal, realizada através da enunciação ou das enunciações”
‘é como uma faísca elétrica que só se produz quando há contato dos dois pólos opostos [...] Só a corrente da comunicação verbal fornece à palavra a luz da significação” (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2010, p.137).
‘A cada palavra da enunciação que estamos em processo de compreender, fazemos corresponder uma série de palavras nossas, formando uma réplica. Quanto mais numerosas e substanciais forem, mais profunda e real é a nossa compreensão” (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2010).
Para Street (1993, p. 9 apud Magalhães, 2012, p. 29) a ideologia é ‘o local de tensão entre a autoridade e o poder, de um lado, e a resistência e a criatividade, do outro”.
Jouve (2012, p. 91) ‘entender uma obra de arte é, então, examinar as complexas relações entre o que é mostrado e o modo com que se mostra”
‘une razão e imaginação, isto é, uma racionalidade imaginativa, essencial tanto para a ciência como para a literatura” (ZANOTTO et all, 2002, p. 22)
Zanotto e Palma (1998: 168) como ‘[...] uma operação cognitiva fundamental, constitutiva da linguagem e do pensamento”
(LAKOFF, 1986 apud ZANOTTO, 2002: 24): ‘Veja a que ponto chegamos. Agora não podemos voltar atrás. Nós estamos numa encruzilhada. Nossa relação não vai chegar a lugar nenhum”
"Grandes poetas podem nos comunicar, porque eles usam os modos de pensamento que todos nós possuímos. Usando as capacidades que compartilhamos, os poetas podem iluminar nossa experiência, explorar as consequências de nossas crenças, desafiar os modos que nós pensamos, e criticar nossas ideologias. Para entender a natureza e o valor da criatividade poética nos é necessário compreender os modos que nós pensamos cotidianamente"(LAKOFF, TURNER, 1989, p. xi - xii)
‘[...] pessoas são vistas como plantas em relação ao ciclo da vida – mais precisamente, elas são vistas como aquela parte da planta que floresce e então murcha ou declina, tais como folhas, flores, e fruto, embora às vezes a planta toda é vista como florescendo ou declinando [...]Lakoff & Turner (1989, p. 6)
‘Nós descrevemos pessoas como ‘fazendo seus caminhos na vida”. Pessoas se preocupam se ‘estão chegando a algum lugar” em suas vidas, e sobre ‘dar uma direção a suas vidas”. Pessoas que ‘sabem aonde elas estão indo na vida” são geralmente admiradas”Lakoff & Turner (1989, p. 3)
Fiorin (2011, p.32) ‘A interdiscursividade é o processo em que se incorporam percursos temáticos e/ou percursos figurativos, temas e/ou figuras de um discurso em outro”
Lakoff & Turner (1989, p. 72): ‘Personificação nos permite usar nosso conhecimento sobre nós mesmos com um máximo de efeito, usando insights sobre nós mesmo para nos ajudar a compreender tais coisas como forças da natureza, eventos comuns, conceitos abstratos e objetos inanimados”
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