COGNITIVE ANALYSIS OF THE READING IN THE PROCESS RECOGNITION OF WORDS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a166

Keywords:

recognition of words, reading comprehension, cognitive processes.

Abstract

The reading is a hard activity to being developed, demanding an extensive learning. On this perspective, the objective is describe and analyze the abilities of recognition of words through of Model of Recognition of the Words, proposed by Ellis (1995). The results could contribute to a more efficient pedagogical practice in the formation of reading competence.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jussara Oliveira Araújo, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM - 2004). Professora de Língua Portuguesa - Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus (SEMED). Especialista em Metodologia da Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Grupo Uninter. Mestranda em Letras e Artes programa PPGLA da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Graduanda em Jornalismo pela UFAM.

Silvana Andrade Martins, Universidade do Estado do Amazonas

É doutora (2004) e pós-doutora (2007) em Letras e Linguística pela Vrije Universiteit, Amsterdam , Holanda e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Suas áreas de atuação é Linguística, Línguas indígenas, Língua Portuguesa e Sociolinguística e Dialetologia. Pertence ao quadro de docentes efetivos do Curso de Letras, na Unidade Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas. Como docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, atua na linha de pesquisa de Representação e Interpretação Etnolinguística, orientando estudos nas áreas de línguas e culturas indígenas, lexicologia, sociolinguística e dialetologia. É colíder do Núcleo de Estudos de Pesquisas Linguísticas Aplicadas ao Ensino (NEPLAE) e coordena o projeto de documentação e análise da fala manauara, constituindo um banco de dados digitais do português falado na metrópole amazonense (www.martinsuea.com.br), sendo responsável pela orientação de bolsistas de iniciação científica da FAPEAM que desenvolvem planos de trabalho nesse projeto. Também atua como coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), orientando acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia que desenvolvem projeto Neurolinguística aplicada ao ensino nas escolas públicas de Manaus.

References

COSTA, Maria de Lurdes Gomes da. A compreensão leitora e o rendimento escolar um estudo com alunos do 4° ano de escolaridade. 2004. 159 p. Dissertação (Mestrado em Educação), Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Braga, 2004.

ELLIS, Andrew. Leitura, escrita e dislexia. Porto Alegre. Artes médicas, 2001.

FODOR, Jerry. The Modularity of Mind. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1983.

GABRIEL, Rosângela. A compreensão em leitura enquanto processo cognitivo. Signo, v. 31, p. 73-83. Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul: PUC, 2011.

MARANHE, Elisandra André. Uma visão sobre a aquisição da leitura e da escrita. Conteúdo e didática e alfabetizaçãol. São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40147/1/01d16t12.pdf. Acessado em 10 de abril de 2014.

REZENDE, Lucinea Aparecida de. Ritmo, forma e memorização no ato de ler. Artigo científico. Piracicaba: UNIMEP, 2002.
SENNA, Fernanda Duarte. Acesso e representação lexical na produção de afásicos sob a ótica da fonologia de uso. 2013. Tese (doutorado em Linguística), Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.

Published

2016-07-09

How to Cite

ARAÚJO, J. O.; MARTINS, S. A. COGNITIVE ANALYSIS OF THE READING IN THE PROCESS RECOGNITION OF WORDS. Caderno de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 Jul. 2016.