O FUTURO DO LEITOR OU O LEITOR DO FUTURO: O LIVRO INFANTIL INTERATIVO E OS LETRAMENTOS MÚLTIPLOS

Autores

  • Aline Frederico University of Cambridge

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a195

Palavras-chave:

livro infantil interativo, letramentos múltiplos, letramento multimodal.

Resumo

Esse artigo explora o livro infantil interativo como forma de expressão literária que exige do leitor infantil orquestrar diversos tipos de letramento para, em última instância, desenvolver sua capacidade de ler criticamente textos multimodais, digitais e interativos diversos. O modelo de análise envolvendo os níveis perceptivo, estrutural e ideológico (SERAFINI, 2010; 2015) é proposto para promover, por meio dos livros digitais, a articulação de múltiplos letramentos na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Frederico, University of Cambridge

Doutoranda em Literatura Infantil pela Universidade de Cambridge, Reino Unido.

Referências

AL-YAQOUT, Ghada. From Slate to Slate: What does the Future Hold for the Picturebook Series? New Review of Children's Literature and Librarianship, Abingdon, 17.1: 57-77, 2011.
ANSTEY, Michèle. ‘It's not all black and white”: Postmodern picture books and new literacies." Journal of Adolescent & Adult Literacy, 45.6: 444-57, Malden, EUA, 2002.
ARIZPE, Evelyn; STYLES, Morag. Children Reading Pictures: Interpreting Visual Texts. Londres: RoutledgeFalmer, 2003.
FRANCO, Blandina; LOLLO, José Carlos. ‘Quem soltou o Pum?” (livro-aplicativo). Versão 1.2. Companhia das Letras, 2011. Disponível para sistema iOX.
JEWITT, Carey. Multimodality, ‘reading”, and ‘writing” for the 21st century. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 26.3: 315-31, 2005.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. Londres: Routledge, 2000.
KRESS, Gunther R. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. Londres: Routledge, 2010.
------, Gunther R.; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: The grammar of visual design. Nova York: Routledge, 2006.
LEWIS, David. Reading contemporary picturebooks: Picturing text. New York; London: Routledge Falmer, 2001.
LU, Oamal. ‘Pequenos grandes contos de verdade” (livro-aplicativo). Versão 1.1. Editora Caixote, 2015. Disponível para sistema iOX.
MARSH, J.; PLOWMAN, L.; YAMADA-RICE, D.; BISHOP, J.C.; LAHMAR, J., SCOTT, F.; DAVENPORT, A.; DAVIS, S.; FRENCH, K.; PIRAS, M.; THORNHILL, S.; ROBINSON, P; WINTER, P. Exploring play and creativity in pre-schoolers’ use of apps: Final project report. 2015. <www.techandplay.org.> Data de acesso: 18 Oct. 2015.
MASSARANI, Mariana. ‘Chapeuzinho vermelho” (livro-aplicativo). Versão 1.2. Manati, 2011a. Disponível para sistema iOX.
------, Mariana. ‘Os três porquinhos” (livro-aplicativo). Versão 1.2. Manati, 2011b. Disponível para sistema iOX.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: Palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
SAUSSURE, Ferdinand de. Course in general linguistics. Londres: HarperCollins, 1974.
SCHWEBS, Ture. Affordances of an app - A reading of The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore. BLFT - Nordic Journal of ChildLit Aesthetics, Elverum, Noruega, 5, mar. 2014. <http://www.childlitaesthetics.net/index.php/blft/article/view/24169>. Data de acesso: 20 Oct. 2014. doi:http://dx.doi.org/10.3402/blft.v5.24169.
SERAFINI, Frank. Multimodal literacy: From theories to practices. Language Arts, 92.6: 412-23, Urbana, USA, 2015.
SIPE, Lawrence. How picture books work: A semiotically framed theory of text-picture relationships. Children's Literature in Education, 29.2: 97-108, 1998.
------, Lawrence. Storytime: Young Children's Literary Understanding in the Classroom. New York: Teachers College Press, 2008.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: As muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, 25: 5-17, Rio de Janeiro, 2004.
UNSWORTH, Len. Teaching multiliteracies across the curriculum: Changing contexts of text and image in classroom practice. Filadélfia: Open University, 2001.
VAN LEEUWEN, Theo. Introducing social semiotics. Londres: Routledge, 2005.

Publicado

2016-07-09

Como Citar

FREDERICO, A. O FUTURO DO LEITOR OU O LEITOR DO FUTURO: O LIVRO INFANTIL INTERATIVO E OS LETRAMENTOS MÚLTIPLOS. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016.