The Montaigne’s <i>Essays</i> bilingual subject

Authors

  • Gilson Ramos Lopes Neto Universidade Federal de Pelotas
  • Júlia Costa Mendes Universidade Federal de Pelotas
  • Isabella Mozzillo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a254

Keywords:

Bilingualism, Montaigne, The Essays.

Abstract

The Lord of Montaigne is positioned positively to the practice of bilingualism in his post-Renaissance’s Essays. Based on the contemporary literature of Languages in Contact, this paper proposes a dialogue between an excerpt of this masterpiece and myths and beliefs related to the individual bilingual. Thus, it is suggested that the plurilinguism predominates instead of monolingualism since the Fifteenth Century. 

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Author Biographies

Gilson Ramos Lopes Neto, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui Graduação em Letras Licenciatura Português– Francês e res­pectivas literaturas pela UFPel. É licenciado em Ciências da Comunicação Musicolinguística Sistema CO.MU.PH.AN em quatro línguas pelo Instituto Superior de Música, Línguas e Cultura (InstitutSupérieur de Musique Lan­gues et Culture) de Genebra (Suíça). Exerceu o cargo de Coordenador de Cursos de Idiomas para Adultos na Associação Raízes (Suíça) e na Université­Populairedu Canton de Genève.

Júlia Costa Mendes, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Linguística na Universidade Federal de Pelotas. Possui Gradua­ção em Letras –Licenciatura em Português-Francês pela mesma universidade. Atua principalmente no tema bilinguismo.

Isabella Mozzillo, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas e Graduada em Letras – Licenciatura em Português-Francês pela Universidade Federal de Pelotas, e em Direito pela mesma Universidade. Atualmente é Professora As­sociada III do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Líder do grupo de pesquisa do CNPq “Línguas em contato”, com in­teresses voltados para bilinguismo, contato linguístico, ensino e aprendizagem de francês, bem como para a formação e desenvolvimento do profissional de língua estrangeira.

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Published

2017-01-15

How to Cite

RAMOS LOPES NETO, G.; COSTA MENDES, J.; MOZZILLO, I. The Montaigne’s <i>Essays</i> bilingual subject. Caderno de Letras da UFF, v. 26, n. 53, 15 Jan. 2017.