The linguistic rights in the education of deaf people in Brazil: a recognition of languages?

Authors

  • Verônica de Oliveira Louro Rodrigues Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) / Universidade Federal Fluminense (UFF) / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) http://orcid.org/0000-0003-4854-2696

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a273

Keywords:

Linguistic rights, deaf, language.

Abstract

This paper is about the education of deaf people in Bra­zil, concerning their linguistic rights of recognition of the Brazilian sign language (LIBRAS) and the Portu­guese Language in the National Institute of Deaf Edu­cation (INES). This study compares the Institucional Development Plan with the Universal Declaration of Linguistic Rights (1996) and the main Brazilian public policies which concern this minority community. 

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Author Biography

Verônica de Oliveira Louro Rodrigues, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) / Universidade Federal Fluminense (UFF) / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF); possui Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Lei­tura e Graduação (Bacharelado e Licenciatura Plena) em Letras, Português­-Espanhol, também pela UERJ. É Professora Efetiva da Educação Básica, na área de Português e Literaturas, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), desde 2009, e de Espanhol pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), desde 2011. É autora de livros di­dáticos de Língua Espanhola para o Ensino Fundamental pela Editora Irium. Tem experiência como docente da educação básica em escolas públicas e pri­vadas. Interessa-se pelos seguintes temas de pesquisa: análise do discurso de base francesa; bilinguismo; educação de surdos; ensino de Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para surdos; processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita em língua portuguesa como L2 e políticas linguísticas voltadas para a educação de surdos.

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Published

2017-01-15

How to Cite

RODRIGUES, V. DE O. L. The linguistic rights in the education of deaf people in Brazil: a recognition of languages?. Caderno de Letras da UFF, v. 26, n. 53, 15 Jan. 2017.