Occupying and resisting: the re-signification of funk in the students’ struggle
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a369Keywords:
literacy, funk, Internet.Abstract
This work analyses the importance of funk in the student movements ocurred in Brazil between 2015 and 2016. The funk is understood as part of a social identity that still looks for a legitimacy and recognition inside the country. As literacy of re-existence and of resistance, the funk is potencialized by the digital media, mainly by the Internet, that aids on the democratization process of the circulation of these materials.
---
Downloads
References
FACINA, Adriana. Cultura como crise, cultura como direito: a luta contra a resolução 013 no Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.29rba.abant.org.br/resources/anais/1/1402015578_ARQUIVO_Culturacomocrimeculturacomodireito2.pdf. Acesso em: 16/06/2016
______________. Era (mais) uma vez a criminalização da favela. Disponível em: http://of.org.br/noticias-analises/era-mais-uma-vez-a-criminalizacao-da-favela/. Acesso em: 16/06/2016.
______________. Indústria cultural e alienação: questões em torno da música brega. Disponível em: http://www.unicamp.br/cemarx/anais_v_coloquio_arquivos/arquivos/comunicacoes/gt6/sessao1/Adriana_Facina.pdf. Acesso em: 16/06/2016.
______________. Que batida é essa?. 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/5280610/Que_batida_%C3%A9_essa Acesso em: 16/06/2016.
______________. ‘Vou te dar um papo reto”: linguagem e questões metodológicas para uma etnografia do funk carioca. Disponível em: https://www.academia.edu/9803161/_Vou_te_dar_um_papo_reto_linguagem_e_quest%C3%B5es_metodol%C3%B3gicas_para_uma_etnografia_do_funk_carioca._Candel%C3%A1ria_Rio_de_Janeiro_v._jul-de_p._99-108_2009. Acesso em: 17/06/2016.
LOPES, Adriana Carvalho; SILVA, Daniel do Nascimento; FACINA, Adriana. Letramentos de ruptura: as escritas do funk carioca. 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/9525010/Letramentos_de_Ruptura_as_escritas_do_Funk_Carioca. Acesso em: 20/06/2016.
LOPES, Adriana; CALAZANS, Rafael; TAVARES, Janaína. Letramentos de ruptura: costurando sobrevivências e nascimentos. Disponível em: https://www.academia.edu/17311532/Letramentos_de_ruptura_costurando_nascimentos_e_sobreviv%C3%AAncias. Acesso em: 18/06/2016.
PASSOS, Pâmella; FACINA, Adriana. ‘Baile modelo”: reflexões sobre práticas funkeiras em contextos de pacificação. 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/11892221/_BAILE_MODELO_REFLEX%C3%95ES_SOBRE_PR%C3%81TICAS_FUNKEIRAS_EM_CONTEXTO_DE_PACIFICA%C3%87%C3%83O. Acesso em: 20/06/2016.
SOUZA, Ana Lucia Silva. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip-hop. São Paulo, SP: Parábola, 2011.
Reportagens:
GONÇALVES, Andressa. Alunos de escola de teatro protesta na escadaria da ALERJ. G1, http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/03/alunos-de-escola-de-teatro-protestam-na-escadaria-da-alerj.html, 21/06/2016.
Alunos protestam contra o governo com paródia de baile de favela. Catraca Livre, https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/alunos-protestam-contra-o-governo-com-parodia-de-baile-de-favela/, 21/06/2016.
Novo funk canta o movimento de ocupação de escolas em SP. Esquerda diário, http://www.esquerdadiario.com.br/Novo-funk-canta-o-movimento-de-ocupacao-de-escolas-em-SP, 21/06/2016.
Alunos pedem reforma de escola no RJ com paródia de ‘Baile de favela”. G1, http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/03/alunos-pedem-reforma-de-escola-no-rj-com-parodia-de-baile-de-favela.html, 21/06/2016.
O hino dos protestos nas escolas públicas de SP é uma versão de ‘Baile de favela”. Noisey, http://noisey.vice.com/pt_br/blog/o-hino-dos-protestos-nas-escolas-publicas-de-sp-versao-de-baile-de-favela, 21/06/2016.
FANTTI, Bruna. Juiz do Rio compara funk proibidão a versos censurados de Chico Buarque. Folha de São Paulo, http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/07/1653043-juiz-do-rio-compara-funk-proibidao-a-versos-censurados-de-chico-buarque.shtml, 21/06/2016.
PEREIRA, Rayldo. Estudantes de Picos fazem paródia em apoio à greve dos professores a UESPI. Cidade Verde, http://cidadeverde.com/picos/76641/estudantes-de-picos-fazem-parodia-em-apoio-a-greve-dos-professores-da-uespi, 21/06/2016.
ROSSI, Marina. Reforma escolar às pressas leva estudantes às ruas contra Alckmin. El Pais, http://brasil.elpais.com/brasil/2015/10/14/politica/1444856641_364053.html, 21/06/2016.
Vídeo musical:
MC FOICE & MC MARTELO. ‘Escola de Luta”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QvdrLD1RbTI. Acesso em: 21/06/2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I authorize Cadernos de Letras da UFF to publish the paper of my authorship/responsibility that I now submit, in case it is accepted for online publication.
Moreover, I declare that this contribution is original, that it was not submitted to any other editor for publication, and I sign the present declaration attesting the truth of all its contents.
The copyright of the works published at the virtual space of the Cadernos de Letras da UFF are automatically entitled to Cadernos de Letras da UFF. Their total or partial reproduction is conditioned to the authors' citations and publication data.
Cadernos de Letras da UFF is licensed under a Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).