Gender digital blog: a strategy for teaching writing in context of teacher training

Authors

  • Janaína Zaidan Bicalho Fonseca Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a406

Keywords:

Blog, gêneros textuais, formação docente.

Abstract

This study aims to present one of the actions developed by the course of Linguistics and Languages of the one Federal University, as part of theInstitutional Program of Teaching Initiation Scholarship. The presented project is the production of a blog by students – future teachers – in order to encourage their experience with the critical, multiliterate and multisemiotic writing in a context.

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a406

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Janaína Zaidan Bicalho Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora adjunta do curso de Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

References

ARÁN, P. O. A questão do autor em Bakhtin. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso, São Paulo, v. 9, n. spe, p. 4-25, jul. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732014000 300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 jun. 2016.

BRAGA, D. B. A comunicação interativa em ambiente hipermídia: as vantagens da hipermodalidade para o aprendizado no meio digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 175-197.

BRANDÃO, H. H. N. Representações da escrita: estereotipia e singularidade enunciativa. Scripta, Belo Horizonte, v. 13, n. 24, p. 111-127, 1º sem. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. PIBID: Apresentação. [on-line]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pibid>. Acesso em: 30 mar. 2016.

BRASILEIRO, A. M. M. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013.

CALCANHOTTO, A. Esquadros. In: Senhas. [CD]. Nova Iorque: Columbia Records. [CD], 1992.

GARCIA CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2008.

LORENZI, G. C. C.; PÁDUA, T. R. W. de. Blog nos anos iniciais do fundamental I: a reconstrução de sentido de um clássico infantil. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 35-54.

PASTELÃO – Revista do Pibid Letras Cpaq ou escrita coletiva de situações da vida e de sua poesia. [Blog/On-line]. Disponível em: <http://pibidletrascpaq.blogspot.com.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016a.

PASTELÃO – Revista do Pibid Letras Cpaq ou escrita coletiva de situações da vida e de sua poesia. Editoria de cultura. [Blog/On-line]. Disponível em: <http://pibidletrascpaq.blogspot.com.br/search/label/Cultura>. Acesso em: 30 mar. 2016b.

PASTELÃO – Revista do Pibid Letras Cpaq ou escrita coletiva de situações da vida e de sua poesia. [Resenha] Pequena Miss Sunshine: padrões de beleza. [Blog/On-line]. Disponível em: <http://pibidletrascpaq.blogspot.com.br/2014/08/pequena-miss-sunshine-resenha-padroes.html>. Acesso em: 30 mar. 2016c.

ROJO, R. Letramentos escolares: coletâneas de textos nos livros didáticos de língua portuguesa. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 433-465, jan. 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view /2175-795X.2010v28n2p433>. Acesso em: 25 mar. 2016.

ROJO, R. (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SOBRAL, A. Gêneros discursivos, posição enunciativa e dilemas da transposição didática: novas reflexões. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 37-45, jan./mar. 2011. Disponível em: <file:///E:/Documents/Desktop/9246-32791-1-PB.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2016.

SOBRAL, A. A concepção do autor do Círculo Bakhtin, Medvedev, Voloshinov: confrontos e definições. Macabéa – Revista Eletrônica do Netli, Crato, v. 1, n. 2, p. 123-142, dez. 2012. Disponível em: <http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/380/309>. Acesso em: 25 jun. 2016.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.

Published

2017-06-30

How to Cite

ZAIDAN BICALHO FONSECA, J. Gender digital blog: a strategy for teaching writing in context of teacher training. Caderno de Letras da UFF, v. 27, n. 54, p. 291-310, 30 Jun. 2017.