Por que (não) ensinar o cânone escolar: a(s) literatura(s) nas versões preliminares da BNCC

Autores

  • Ana Paula dos Santos de Sá Departamento de Linguística Aplicada - IEL/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n55a494

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Currículo, Políticas Educacionais.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os repertórios literários que compõem as versões preliminares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com atenção às propostas voltadas ao Ensino Médio. Tendo em vista o adiamento da publicação de sua versão final, busca-se observar o contexto e os atores sociais envolvidos em seu processo de elaboração a fim de levantar questões acerca dos conteúdos e do lugar da disciplina de literatura no currículo de Língua Portuguesa. --- DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n55a494

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Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos de Sá, Departamento de Linguística Aplicada - IEL/UNICAMP

Doutoranda do programa de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciada em Letras e Mestra em Teoria e História Literária pela mesma instituição. Interessa-se pelo ensino de literatura na educação básica (materiais didáticos, legislação, metodologias de ensino, currículo etc.), em especial no que tange à relação entre interculturalidade e ensino.

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Publicado

2017-12-13

Como Citar

DE SÁ, A. P. DOS S. Por que (não) ensinar o cânone escolar: a(s) literatura(s) nas versões preliminares da BNCC. Cadernos de Letras da UFF, v. 27, n. 55, p. 209-236, 13 dez. 2017.