Teacher’s discourse and problematization of teacher practice: argumentation, interdiscurso and representation

Authors

  • Lucineudo Machado Irineu Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Maria Margarete Fernandes de Sousa Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • José Olavo da Silva Garantizado Júnior Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a550

Keywords:

speech, teaching practice, argumentation.

Abstract

This work analyzes the teacher’s discourse and the problematization of the teaching practice in its moments of crisis in the history of Brazil, more specifically in the Brazilian Northeast, from the theoretical-methodological framework of Critical Discourse Analysis (hereinafter ADC), with based on the assumptions of Fairclough (2008).

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Author Biographies

Lucineudo Machado Irineu, Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Pós-doutor em Linguística pela UFC e Professor e Pesquisador do Curso de Letras/Espanhol e do PROFLETRAS da UECE. Atua em Linguística Aplicada, dedicando-se ao desenvolvimento e à orientação de pesquisas em Análise do Discurso Crítica, mais especificamente sobre os seguintes temas: representações (sociais, de si e de atores sociais) nos discursos midiático, autobiográfico, pedagógico e acadêmico, discurso de grupos minoritários e/ou em situação de vulnerabilidade social, identidades, ideologias, práticas de letramento, processos de invisibilidade e silenciamento discursivos, desconstrução de relações assimétricas de poder e descolonização do saber. Lidera o Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos (UECE/CNPq).

Maria Margarete Fernandes de Sousa, Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1983), em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (1989), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). É professora Associado, nível II, da Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos - GETEME/UFC. Desenvolve pesquisas na área de Linguística de Texto, atuando principalmente em análise de gêneros, gêneros promocionais e referenciação. É membro do GT da ANPOL de Linguística de Texto e Análise da Conversação. Tem publicações em análise de gêneros, com ênfase nos gêneros publicitários e nas estratégias de construção dos sentidos do texto (referenciação, intertextualidade, multimodalidade).

José Olavo da Silva Garantizado Júnior, Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Doutor e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGL/UFC); Graduado em Letras (Português/Literatura) pela mesma instituição. Atualmente, é professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Líder do Grupo de pesquisa Texto, Discurso e Ensino (TEDE/UNILAB) e Coordenador Geral do Projeto de Extensão Palestras Interdisciplinares de Redação e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM/UNILAB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Práticas Discursivas e estratégias de Textualização, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, coerência/coesão, gêneros textuais, ensino interdisciplinar, discurso político, método científico e produção textual no ensino médio e na universidade.

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Published

2018-12-26

How to Cite

IRINEU, L. M.; SOUSA, M. M. F. DE; GARANTIZADO JÚNIOR, J. O. DA S. Teacher’s discourse and problematization of teacher practice: argumentation, interdiscurso and representation. Caderno de Letras da UFF, v. 28, n. 57, p. 273-297, 26 Dec. 2018.