A discursive analysis of Brazilian nNational Learning Standards before and after the 2016 coup: education for the fight against discrimination?

Authors

  • Alice Moraes Rego de Souza Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ); Doutoranda Universidade Federal Fluminense
  • Maria Cristina Giorgi Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
  • Fabio Sampaio de Almeida Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a616

Keywords:

Brazilian national learning standards – BNCC, Neoliberal discourses, Social minorities.

Abstract

This paper seeks to make a record of the different conflicts about educational understandings, in the context of the coup d’état in 2016. It is based on an analysis of excerpts from the Brazilian National Learning Standards (BNCC), based on theoretical considerations of Foucault (1987, 1996, 2004) about concepts such as knowledge, power and discourse.

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Author Biographies

Alice Moraes Rego de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ); Doutoranda Universidade Federal Fluminense

Alice Moraes Rego de Souza é doutoranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Licenciada em Letras (habilitação Português - Espanhol) pela UERJ (2010). Professora de língua espanhola e portuguesa no CEFET/RJ Petrópolis. Atuou como professora de língua espanhola das redes municipais de educação de Niterói e do Rio de Janeiro. Também atuou como docente no Curso de Espanhol/LE oferecido pela Sub-Reitoria de Pós-Graduação da UERJ aos professores dessa universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Espanhol, atuando principalmente nas áreas de análise do discurso, formação de professor, linguística aplicada e ensino de língua estrangeira.

Maria Cristina Giorgi, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Maria Cristina Giorgi é doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2012) e mestre em Letras (2005) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde também se graduou em Letras (Habilitação Português Espanhol) o. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística aplicada, atuando principalmente em: formação docente, questões étnico-raciais, mídia e discurso. Desde 2005, é docente do CEFET/RJ, onde atua como professora do Ensino Médio e Técnico e dos programas stricto sensu em Relações Étnico-Raciais e Filosofia e Ensino. Atual coordenadora do curso lato sensu Relações Étnico-Raciais e Educação na mesma instituição.

Fabio Sampaio de Almeida, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Fabio Sampaio de Almeida é doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Letras, na área de concentração em Linguística, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bacharel e licenciado em Português/Espanhol e respectivas literaturas pela mesma instituição. Atualmente é professor de língua portuguesa e espanhola do CEFET/RJ Petrópolis e Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Filosofia e Ensino da mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em estudos do discurso e pragmática, atuando principalmente nos seguintes temas: performances identitárias corpóreo-discursivas, relações étnico-raciais, relação linguagem e trabalho docente, gêneros do discurso e ensino, discursos midiáticos e produção de subjetividade.

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Published

2018-12-26

How to Cite

SOUZA, A. M. R. DE; GIORGI, M. C.; ALMEIDA, F. S. DE. A discursive analysis of Brazilian nNational Learning Standards before and after the 2016 coup: education for the fight against discrimination?. Caderno de Letras da UFF, v. 28, n. 57, p. 97-116, 26 Dec. 2018.