Discourse and policies of foreign language teaching: an analysis of the Rio Global Child Program

Authors

  • Cristina Fernandes Lopes PPGLEN-UFRJ / FAETEC-RJ
  • Antonio Andrade Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a617

Keywords:

discourse, public educational policies, linguistic policies.

Abstract

This article is devoted to the discussion of the tensions and discursive conflicts that emerged in the political and educational instances when the Rio Global Child Program was implemented, aiming at expanding the teaching of the English Language in the scope of municipal education in Rio de Janeiro, reducing, consecutively, the Spanish language space, prescribed as mandatory by Law 2,939/1999. To do so, we are based on the theoretical framework of the Foucauldian discursive studies and analyze statements derived from Municipal Decree no 31,187/2009.

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Author Biographies

Cristina Fernandes Lopes, PPGLEN-UFRJ / FAETEC-RJ

Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Docência do Ensino Fundamental e Médio pela UCAM. Fez mestrado em Letras Neolatinas pela UFRJ com orientação do Prof. Dr. Antonio Andrade. Atua como professora de Espanhol no Ensino Médio Técnico e no centro de idiomas da Rede FAETEC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Suas investigações envolvem questões relativas às políticas linguísticas e ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira.

Antonio Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Letras Português-Espanhol, mestre e doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto de Didática e Prática de Ensino de Português/Espanhol da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN/UFRJ). Coordenador do PPGLEN (de 2015 a 2018). Líder do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Formação de Professores de Línguas (FORPROLI). Coordenador da área de Espanhol do PIBID-UFRJ. Coordenador pedagógico do PNLD 2018 - Língua Estrangeira Moderna (Espanhol) - Ensino Médio; coordenador adjunto de Língua Espanhola do PNLD 2014 e do PNLD 2015. Membro da Diretoria da ABH (de 2012 a 2014). Atua nos seguintes temas: formação de professores de português/espanhol, análise do discurso, políticas públicas educacionais, manifestações literárias/culturais e ensino de línguas.

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Published

2018-12-26

How to Cite

LOPES, C. F.; ANDRADE, A. Discourse and policies of foreign language teaching: an analysis of the Rio Global Child Program. Caderno de Letras da UFF, v. 28, n. 57, p. 191-208, 26 Dec. 2018.