VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa Universidade Federal do Piauí
  • Yana Liss Soares Gomes Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a217

Palavras-chave:

prática pedagógica, língua materna, variação linguística

Resumo

Neste artigo, apresentamos dados coletados em pesquisa sociolinguística realizada em uma escola pública. No geral, os resultados apresentados demonstram um descompasso entre a teoria e a prática do professor de língua materna. Contudo, eventos de ensino/aprendizagem da mesma pesquisa evidenciam a importância da construção de uma prática pedagógica culturalmente sensível aos diversos usos da língua em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979). Atualmente, é professora do Departamento de Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e com atuação em: variação linguística, alfabetização, oralidade, letramento, etnografia, pesquisa colaborativa, etnografia da comunicação e sociolinguística interacional.

Yana Liss Soares Gomes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com área de atuação em Linguística Aplicada (crenças e formação de professor de língua materna e de língua estrangeira). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente, é bolsista no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da UFPI através do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES.

Downloads

Publicado

2016-01-13

Como Citar

COSTA, C. DE S. S. M. DA; GOMES, Y. L. S. VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, n. 51, 13 jan. 2016.