“Dirigi-vos, Antes, às Ovelhas Perdidas da Casa de Israel”: A Memória Anti-Samaritana na Literatura Neotestamentária
Resumo
O objetivo deste artigo é investigar, a partir da análise do material judaico-cristão, nomeadamente os evangelhos canônicos de Mateus, Marcos, Lucas e João, a presença de um discurso anti-samaritano produzido pela comunidade judaica, que os apresenta nos textos, de modo geral, de forma bastante negativa. A hipótese defendida neste trabalho é de que os samaritanos presentes no material neotestamentario representariam um constructo de intenções históricas, influenciado por uma memória judaica tradicional, assim como pela necessidade de reforçar uma identidade pró-Jerusalém, uma demanda ainda presente entre os seguidores de Jesus de Nazaré ao longo do século I EC.
Palavras
Downloads
Downloads
Publicado
2019-02-05
Como Citar
Silva de Almeida, V. L. (2019). “Dirigi-vos, Antes, às Ovelhas Perdidas da Casa de Israel”: A Memória Anti-Samaritana na Literatura Neotestamentária. Revista Cantareira, (22). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27779
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre