ENTRE A SALVAÇÃO E A PERDIÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O VÍNCULO ENTRE CORPO, INSTRUMENTO DE PECADO, E ALMA NOS DISCURSOS DA ANTIGUIDADE E NA ICONOGRAFIA MEDIEVAL

Autores

  • Anny Barcelos Mazioli Universidade Federal do Espírito Santo / Secretaria de Educação do Espírito Santo
  • Pablo Gatt Universidade Federal do Espírito Santo / Membro do Laboratório de Estudos Tardo Antigos e Medievais Ibéricos Sefaradi (Letamis)

Palavras-chave:

Corpo. Alma. Salvação. Padres da Igreja. Cristianismo.

Resumo

Quando Adão e Eva pecaram, ao desobedecerem aos mandamentos divinos e comerem do fruto da árvore proibida, a humanidade foi expulsa do paraíso. Agostinho de Hipona em sua obra Cidade de Deus, considerou o advento da morte como consequência desse pecado, uma vez que no Paraíso ambos gozavam do deleite da vida eterna. Então, o corpo foi compreendido como o instrumento causador do primeiro pecado e assim fomos condenados a sobreviver do “suor de nosso rosto” (Gen, 3, 19), passamos a estar presos ao “invólucro carnal” e a suas necessidades, bem como a ter que merecer para que nossas almas fossem dignas de retornar ao Paraíso. Sendo assim, discutiremos nesse artigo como o corpo passou a ser compreendido como esse cárcere terrestre da alma e a relação entre a salvação da alma com os atos praticados pelo corpo. Para tanto, apresentaremos os discursos acerca do corpo, da alma e da salvação concebidos ao longo da Antiguidade e do Medievo por seus principais pensadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anny Barcelos Mazioli, Universidade Federal do Espírito Santo / Secretaria de Educação do Espírito Santo

Mestra em História Social das Relações Políticas, atua como professora de História na Secretaria de Educação do Espírito Santo.

Pablo Gatt, Universidade Federal do Espírito Santo / Membro do Laboratório de Estudos Tardo Antigos e Medievais Ibéricos Sefaradi (Letamis)

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações políticas da Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em História pela Universidade Federal do Maranhão.

Referências

Fontes

AGOSTINHO DE HIPONA. Cidade de Deus. Tradução B. Dombart e A. Kalb. Lisboa: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

ISIDORO DE SEVILHA. Los tres libros de las “Sentencias”. Introducciones, versión y notas de Julio Campos Ruiz e Ismael Roca Melia. In: RUIZ, Julio Campos; MELIA, Ismael Roca (Ed.). Santos Padres Españoles II: San Leandro, San Isidoro, San Fructuoso. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1971.

KRAMER, Heinrich; SPRENGER, James. Malleus Maleficarum – O Martelo das Feiticeiras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2010.

MARTIN PÉREZ. Livro das confissões. Edição de José B. Machado e Alberto Torres Moreira. Braga: Vercial, 2012.

TOMÁS DE AQUINO. Summa Theologiae. 2° ed. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 2001.

Referências impressas

BACCEGA, Marcus. O sacramento do Santo Graal: Decifrando o imaginário medieval. Curitiba: Editora Prismas, 2015.

BASCHET, Jerôme. A civilização feudal: do ano 1000 à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2016.

FRANCO JÚNIOR, Hilário: A Idade Média: nascimento do ocidente. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

GARCÍA, Fermín Miranda; NAVARRETE, Yolanda Guerrero. História de Espanha Medieval: territorios, sociedades y culturas. Madrid: Sílex, 2008.

GEERTZ, Clifford. The interpretation of culture. Nova York: Basic Books, 1973. (Trad., português: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.)

LE GOFF, Jacques. O imaginário medieval. Lisboa: Editoral Estampa, 1994.

LE GOFF, Jacques. O nascimento do Purgatório. Lisboa: Editoral Estampa, 1995.

MAZIOLI, Anny Barcelos. Corpo, sexo e poder no Livro das Confissões de Martin Pérez. Vitória: Editora Milfontes, 2019.

PADOVESE, Luigi. Introdução à teologia patrística. Edições Loyola: São Paulo, 1999.

PAPINI, Giovanni. A vida de Santo Agostinho. 4. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1960.

PASTOUREAU, Michel. Preto. A História de uma cor. São Paulo: Editora SENAC, 2011.

RIBEIRO, Maria Eurydice de Barros. “Voos da alma. Sonhos, visões ou profecias?”. In: ABARANTES, Elizabeth Sousa; VIEIRA, Ana Lívia B; ZIERER, Adriana: História Antiga e Medieval: sonhos, mitos e heróis: memória e identidade. São Luis: UEMA, 2015.

SCHMITT, Jean-Claude. Corpo e alma. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário temático do Ocidente Medieval. São Paulo: Edusc, 2002.

SCHMITT, Jean-Claude. O corpo, os ritos, os sonhos o tempo: ensaios de antropóloga medieval. Petrópolis: Vozes, 2014.

SOUZA, Patrícia Marques de. Os descaminhos do pecado: uma análise iconográfica da boca do Leviatã (século XV). In: FRÓES, Vânia; FREITAS, Edmar; GONÇALVES, Sínval; COSER, Mirian; PEREIRA, Raquel; CASTRO, Anna. Viagens e espaços: imaginários na Idade Média. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2018.

VAINFAS, Ronaldo. Casamento, amor e desejo no Ocidente cristão. São Paulo: Ática, 1992.

Revistas Eletrônicas

ARAUJO, Cristiano Santos. Religião, sagrado e poder: considerações conceituais em Geertz, Terrin e Deluze. Ciberteologia - Revista de Teologia e Cultura, São Paulo, Ano XI, n. 51, p. 99-111, 2015.

CARVALHO, Elisa Maria Domingues da Costa. A fortuna ao serviço da salvação da alma, da família e da memória, através dos testamentos dos arcebispos e dignitários de Braga na Idade Média (Séculos XII-XV). Lusitana Sacra, v. 2, p. 15-40, 2002.

COSTA, Ricardo Luiz Silveira da. A estética do corpo na filosofia e na arte da Idade Média. Trans/Form/Ação, Marília, v, 35. p. 161-178, 2012.

LOPES, Marisa. Para a história conceitual da discriminação da mulher. Cadernos de Filosofia Alemã, n. 5, p. 81-96, 2010.

OLIVEIRA, Maria Carmem Gomes Martiniano de. A peregrinação da alma no Scivias de Hildegard de Bingen: criação, queda redenção e salvação. História (São Paulo), v. 32, n. 2, 2013, p. 209-240.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

Mazioli, A. B., & Gatt, P. (2021). ENTRE A SALVAÇÃO E A PERDIÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O VÍNCULO ENTRE CORPO, INSTRUMENTO DE PECADO, E ALMA NOS DISCURSOS DA ANTIGUIDADE E NA ICONOGRAFIA MEDIEVAL. Revista Cantareira, (34). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/43230

Edição

Seção

Artigos Livres