Memória, trabalho e cidade: contribuições para o debate contemporâneo sobre o lugar da classe trabalhadora

Autores

Palavras-chave:

Urbanismo, Memória, Classe trabalhadora

Resumo

Este artigo traz um debate acerca da memória e do direito à cidade como meios de identificar conflitos e contradições presentes na história urbana e no modo de produção capitalista através de uma leitura articulada da realidade da classe trabalhadora, vislumbrando caminhos para compreender e enfrentar suas transformações no cenário contemporâneo. São questionados os consensos historicamente estabelecidos por tradições hegemônicas que camuflam os conflitos que permeiam a trajetória da classe e a produção do espaço. Para isso, retoma-se o processo de consolidação do patrimônio industrial a partir dos anos 50 até sua difusão no Brasil e no Rio de Janeiro nas últimas décadas, analisando o lugar ocupado pelo trabalhador nesse processo. São trazidos cenários da memória operária carioca que demonstram o apagamento, a pluralidade e a complexidade da classe. Por fim, apresenta-se o exemplo de Bangu, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, através de diferentes perfis de trabalhadores e de sua relação com o patrimônio e a memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cristina Fortunato Cruvinel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquiteta e urbanista formada pela Universidade de São Paulo (2010-2016) e pela École Nationale Supérieure d'Architecture de Grenoble (2013-2014, Ciência Sem Fronteiras/CAPES). Mestre em Urbanismo no PROURB/UFRJ, com pesquisa financiada pela CAPES e pelo Programa Bolsa Nota 10, da FAPERJ. Atua em pesquisas sobre patrimônio cultural e memória operária na cidade do Rio de Janeiro.

Referências

ABREU, Mauricio de Almeida. Evolução Urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Pereira Passos, 2006.

AUTOR. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 180-195, jul./dez. 2016.

BUCHANAN, R. A. The origins of industrial archaeology. In: COSSONS, Neil. Perspectives on Industrial Archeology. Londres: Science Museum, 2000, p. 18-38.

CARLOS, Claudio A. S. L. Chácara do Algodão – A Permanência da Vila. Cadernos de Patrimônio Cultural/SMCT, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 1992.

CENTRO perde vila bucólica e ganha prédios modernos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 jun. 1972, 1º Caderno, p. 5.

ENGELS, Friedrich. A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.

GELINSKI, Gilmara. Átrio une torres e cria prisma de vidro. Revista FINESTRA, v. 79, p. 34-45, mar./abr. 2013.

GENNARI, Luciana A. Considerações sobre o papel da produção habitacional privada para trabalhadores na estruturação da área urbana do Rio de Janeiro na Primeira República. In: FARIA, R. REZENDE, V. (Orgs.). O Rio de Janeiro e seu desenvolvimento urbano: o papel do setor municipal do urbanismo. Rio De Janeiro: Letra Capital, 2017.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Tradução do Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2019.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2004.

LOWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio. Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.

HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A Invenção das Tradições. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

ICOMOS. Carta de Veneza. II Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos dos Mo-numentos Históricos, Veneza, 1964. Disponível em:

<http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Carta%20de%20Veneza%201964.pdf>

MATTOS, Marcelo Badaró. A classe trabalhadora: de Marx ao nosso tempo. São Paulo: Boi-tempo, 2019.

OLIVEIRA, Floriano J. G. de. Bangu – o singular e o plural na organização do espaço urbano. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Instituto de Pesquisa e Plane-jamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993. 225 p.

OS ÚLTIMOS dias da vida quieta em casas de vila. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1º jul. 1973, 1º Caderno, p. 20.

RIX, Michael. Industrial Archaeology. The Amateur Historian, Inglaterra, v. 2, n. 8, p. 225-229, 1955.

RODRIGUES, Marly. Patrimônio industrial, entre o fetiche e a memória. arq.urb, n. 3, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.usjt.br/arq.urb/numero_03/4arqurb3-marly.pdf>

VILA Aliança – Memória em Cinco Minutos. Direção: Jeferson Cora. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jsuhsgUEvuA>

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

Cruvinel, A. C. F., & Ribeiro, C. R. (2021). Memória, trabalho e cidade: contribuições para o debate contemporâneo sobre o lugar da classe trabalhadora. Revista Cantareira, (34). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/44508

Edição

Seção

Dossiê Temático