A cavalaria na baixa idade média
declínio ou transformação?
Palavras-chave:
Cavalaria; Baixa Idade Média; Historiografia.Resumo
A Cavalaria é uma instituição medieval complexa e multifacetada, representada pelo guerreiro aristocrático a cavalo, mas que não se limita a ele, possuindo elementos sociais, culturais e políticos. Sua raison d’être, porém, estava na guerra e nos feitos de armas, razão pela qual as transformações militares do século XIV, quando ela passou a ser repetidamente desafiada por soldados de infantaria, levaram diversos historiadores a considerá-lo um marco de seu declínio. A tese do declínio da Cavalaria na Baixa Idade Média estabeleceu-se com força de paradigma ao longo do século XX, até que uma corrente revisionista começou a ganhar fôlego a partir de metade da década de 1970, argumentando que a Cavalaria não havia decaído, somente se modificado, e que permaneceria relevante mesmo após o século XV. Neste artigo, centrado na análise da Cavalaria nos reinos da França e da Inglaterra, examinaremos as diferentes vertentes historiográficas, além de fontes documentais selecionadas, e ofereceremos nossa contribuição para o debate.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre