A trajetória polissêmica de Josué de Castro
Palavras-chave:
Memória, Trajetória, Josué de CastroResumo
A presente transcrição faz parte da trajetória polissêmica de Josué Apolônio de Castro (1908-1973), uma das personalidades investigadas pelo projeto de pesquisa “A UFRJ e a ditadura civil-militar (1964-1985): lugares de memória e trajetórias”, vinculado à Divisão de Memória Institucional (DMI) do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ. O projeto visa reconstruir a trajetória dos docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) cassados pelo regime ditatorial brasileiro. O objetivo desta transcrição é apresentar a visão do jovem Castro, então concluinte do curso de Medicina pela Universidade do Rio de Janeiro (URJ), a respeito de temas vislumbrados após uma viagem internacional, como, por exemplo, ibero-americanismo, jornalismo, literatura e ciência na América Latina, em um foco comparativo entre as realidades brasileira, argentina e uruguaia. A entrevista está armazenada na Hemeroteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional e foi transcrita por um dos integrantes do projeto, com auxílio da coordenadora da ação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre



