A REFORMA PROCEDIMENTAL DE 2008 SOB A ÓTICA DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu12i1.p252Palavras-chave:
Reforma processual penal de 2008, Direitos e Garantias fundamentais, Cultura jurídica.Resumo
O presente artigo busca avaliar em que medida os direitos e garantias fundamentais do acusado, ou mesmo da vítima, previstos na Constituição Federal, estão sendo afetados pelas Leis 11.719/08 e 11.689/08. Em conjunto, essas leis promoveram uma ampla reforma do Código de Processo Penal, sendo que a primeira alterou a forma de processamento dos crimes comuns e a segunda a forma de processamento dos crimes dolosos contra a vida. Neste trabalho, o intuito é verificar o impacto que a reforma legislativa do processo penal brasileiro tem operado sobre esses direitos e garantias constitucionais.Referências
ALEXY, Robert. Tres escritos sobre los derechos fundamentales y lateoria de los principios. Universidad Externado de Colombia, 2003.
BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. São Paulo: Saraiva. 2009.
DWORKIN, Ronald.O Império do Direito.São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GARAPON, Antoine; PAPADOPOULOS, Ioannis. Julgar nos Estados Unidos e na França: cultura jurídica francesa e Common Law em uma perspectiva comparada. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.
GEERTZ, Clifford. O saber local: fatos e leis em uma perspectiva comparada. In: GEERTZ, Clifford. O saber local. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 249-356.
MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 8.ed.São Paulo: Malheiros Editores, 1996.
NONET, Philippe. SELZNICK, Philip. Direito e Sociedade:a transição ao sistema jurídico responsivo. Rio de Janeiro: Revan, 2010.
NUCCI, Guilherme de Souza. A esperada reforma processual penal. Boletim IBCCRIM. São Paulo, ano 16, n. 188, p. 8, jul. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.