O ensino jurídico em Portugal: Um estudo de caso sobre a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu12i2.p125Palavras-chave:
Ensino jurídico, currículos, violência simbólicaResumo
O tema deste artigo é o ensino jurídico na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, o que engloba o direito, a educação e a prática pedagógica. Na primeira parte do artigo, utilizo como referencial teórico os trabalhos de Pierre Bourdieu e Basil Bernstein. Apresento, ainda, alguns resultados preliminares oriundos da análise curricular e da observação participante. O objetivo central é realizar uma análise do ensino na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com ênfase nos currículos e práticas pedagógicas, a fim de compreender a lógica de reprodução dos discursos jurídico e pedagógicos da Escola de Direito de Coimbra.Downloads
Referências
BELEZA, Maria Tereza Pizarro. Sociologia do Direito em Portugal. In: Revista vértice, II
serie, pp. 49-60, 1989.
BERNSTEIN, Basil. La estructura del discurso pedagogico. Madrid: Morata, 1997.
BERNSTEIN, Basil. Pedagogía, control simbólico e identidad. Madrid: Morata, 1998.
BERNSTEIN, Basil. Class, Code and Control. v. 1: Theoretical Studies towards a Sociology
of Language. London: Routledge, 1971.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 2007. 10.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. Madrid: Siglo XXI, 2008a.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: a crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP, 2008b.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução - Elementos para uma teoria do
sistema de ensino. Lisboa: Editorial Vega, 1999.
CRUZ, Manuel Braga da. Para a história da Sociologia Académica em Portugal. In: Boletim
da Faculdade de Direito Vol. LVIII. Coimbra: Universidade de Coimbra, pp.:73-125, 1982.
FERREIRA, António Casimiro e PEDROSO, João. Entre o Passado e o Futuro: Contributos
para um debate sobre a sociologia do direito em Portugal. In: Revista Crítica de Ciências
Sociais n. 52/53. Coimbra: p.: 333-362, 2000.
FREIRE, Paulo. Educação Política e Conscientização. Cadernos Livres n. 6. Lisboa: Livraria
Sá da Costa Editora, 1975a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Porto: Afrontamento, 1975b.
HESPANHA, António Manuel. Cultura jurídica europeia: Síntese de um milénio. Lisboa:
Publicações Euro-América, Fórum da História, 2003.
HESPANHA, Pedro. Os Custos e os benefícios da Institucionalização Tardia da Sociologia
em Portugal. Oficina CES n. 78, 1996.
LISTA, Carlos ALBERTO. Sociología del Derecho: una aproximación sociológica a la
enseñanza jurídica. Artigo apresentado em classe do doutoramento em Direito, Justiça e
Cidadania no século XXI, 2009.
LISTA, Carlos Alberto; BRIGIDO, Ana María. La enseñanza del derecho y la formación de
la conciencia jurídica. Córdoba: Sima Editora, 2002.
LISTA, Carlos Alberto; BEGALA, Silvana. La presensia del mensaje educativoen la
conciencia de los estudiantes: resultados de la socialización en un modelo jurídico dominante.
In: Academia: Revista de Enseñanza del derecho, n.2, Buenos Aires, 2003.
PEDROSO, João; TRINCÃO, Catarina; DIAS, João Paulo. Tribunais em Sociedade: Por
caminhos da (s) reforma (s) da Justiça. Coimbra: Coimbra Editora, 2003.
Revista Crítica Ciências Sociais n. 21. 1986. (Tema: Direito em Sociedade)
Revista Crítica Ciências Sociais n. 31. 1991. (Tema: As Novas Fronteiras do Direito)
Revista Crítica Ciências Sociais n. 66. 2003. (Tema: A universidade e os Jovens)
SANTOS, Boaventura de Sousa. Poderá o Direito Ser Emancipatório? In: Revista Crítica de
Ciências Sociais n. 65, Maio, 2003.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma revolução democrática da Justiça. São Paulo:
Cortez, 2007a.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a Teoria Crítica e Reinventar a emancipação
social. São Paulo: Boitempo, 2007b.
SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA, Naomar. A universidade no século XXI: para
uma nova universidade. Coimbra: Almedina, 2008.
SEIXAS, Ana Maria. Políticas Educativas e ensino superior em Portugal. A Inevitável
presença do Estado. Coimbra: Quarteto, 2003.
WARAT, Luís Alberto. O senso comum teórico dos juristas, In: SOUSA JÚNIOR, José
Geraldo de (org.). Introdução Crítica ao direito: Série O Direito achado na rua. Brasília:
Universidade de Brasília, 1987.
WOLKMER, Antônio Carlos Pluralismo Jurídico: projeção de um marco de alteridade. In:
Pluralismo Jurídico: Fundamentos de uma nova cultura no Direito. São Paulo: Alfa-Omega,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.