Ninguém quer ser jurado: uma etnografia da participação dos jurados no Tribunal do Júri de Juiz de Fora/MG

Autores

  • Fabio Ferraz de Almeida Doutorando em Ciências Sociais na Loughborough University Bolsista CAPES

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu16i3.p379

Palavras-chave:

Tribunal do Júri, jurado, etnografia

Resumo

Essa pesquisa analisa o processo de participação dos jurados no Tribunal do Júri e sua relação com a dimensão prática do trabalho dos funcionários do cartório. A pesquisa de campo consistiu num intenso trabalho de observação participante no Tribunal do Júri de Juiz de Fora/MG, além entrevistas com jurados. Analisando a organização do trabalho cotidiano desses funcionários, percebe-se que o papel dos jurados nessas rotinas – incluindo os mecanismos de alistamento dos jurados e de votação dos quesitos - é marginal, sendo elas construídas para fazer a instituição funcionar. Como as pessoas não estão interessadas em participar, os funcionários têm de empreender esforços ao selecionar os jurados, buscando fazer o júri acontecer. Nesse cenário, surgem os jurados experientes, que ganham a predileção do juiz por se colocarem à disposição do tribunal, mas que se relacionam muito pouco com a noção de participação popular na justiça, já que utilizam estratégias de legitimação e de construção de identidade, como a criação de uma associação própria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Ferraz de Almeida, Doutorando em Ciências Sociais na Loughborough University Bolsista CAPES

Social Sciences Department - Loughborough University

PhD student

Referências

ADORNO, Sérgio. 1994. Crime, justiça penal e desigualdade jurídica: as mortes que se contam no Tribunal do Júri. Revista USP- Dossiê Judiciário, São Paulo, mar/abril; pp. 132-151.

BECKER, Howard. 1998. Tricks of the Trade. Chicago: University Of Chicago Press.

BONFIM, Edilson Mougenot. 2007. No tribunal do Júri: a arte e o ofício da Tribuna. São Paulo: Saraiva.

COULON, Alan. 1995. Etnometodologia. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, Vozes.

EMERSON, Robert; FRETZ, Rachel; SHAW, Linda. 1995. Writing Ethnographic Fieldnotes. Chicago: The University of Chicago Press.

FERRAZ DE ALMEIDA, Fábio. 2014. Aspectos Práticos da Pesquisa Empírica em Direito: uma discussão a partir da experiência etnográfica no tribunal do júri. Revista de Estudos Empíricos em Direito, v. 1, n. 2, p.25-39.

FIGUEIRA, Luiz Eduardo. 2007. O ritual judiciário do tribunal do júri: o caso do ônibus 174. Tese [Doutorado em Antropologia] Universidade Federal Fluminense, Niterói.

GARFINKEL, Harold. 1984. Studies in Ethnomethodology. New York: Blackwell Pub.

______. 1990. The curious seriousness of professional sociology. In: B. Conein, M. de Fornel, L. Quéré, Les formes de la conversation. Vol 1. CNET: 69-78.

HABERMAS, Jurgen. 1998. Between Facts and Norms: Contributions to a Discourse Theory of Law and Democracy. Cambridge, MA: MIT Press.

HAVE, Paul ten. 2004. Understanding Qualitative Research and Ethnomethodology. London: Sage Pubications.

KANT DE LIMA, Roberto. 1999. Polícia, Justiça e Sociedade no Brasil: Uma Abordagem Comparativa dos Modelos de Administração de Conflitos no Espaço Público. Revista de Sociologia e Política, UFPR, n.13/nov: 23-38.

______. 2008. Ensaios de Antropologia e de Direito: Acesso à Justiça e Processos Institucionais de Administração de Conflitos e Produção da Verdade Jurídica em uma Perspectiva Comparada.. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris.

LOPES JÚNIOR, Aury. 2010. Direito processual penal e sua conformidade constitucional. 3. ed. Rio de Janeiro: Lumens Juris.

LOREA, Roberto Arriada. 2003. Os Jurados Leigos. Uma Antropologia do Tribunal do Júri. Dissertação [Mestrado em Antropologia] Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

MACPHERSON, C. B. 1978. A democracia liberal. Rio de janeiro: Zahar.

MAYNARD, Douglas; MANZO, John. 1993. On the Sociology of Justice: Theoretical Notes from an Actual Jury Deliberation. Sociological Theory. 11 (2): 171-193.

MICHELS, Ank. 2011. Innovations in democratic governance: how does citizen participation contribute to a better democracy? International Review of Administrative Sciences. vol. 77 nº 2, pp. 275-293.

MOREIRA-LEITE, Angêla M.F. 2006. Tribunal do Júri: O Julgamento da Morte no Mundo dos Vivos. Tese [Doutorado em Ciências Humanas] Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

NUCCI, Guilherme de Souza. 2010. Código de Processo Penal Comentado. 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais.

______. 2012. Tratado Jurisprudencial e Doutrinário: Direito Penal. São Paulo: Revista dos Tribunais.

NUÑEZ, Izabel Saenger. 2012. Dogmas e Doutrinas: Verdades Consagradas e Interpretações Sobre o Tribunal do Júri. Dissertação [Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais] Universidade Federal Fluminense.

PATEMAN, Carole. 1970. Participation and Democratic Theory. Cambridge: Cambridge University Press.

PUTNAM, R. 2000. Bowling Alone: The Collapse and Revival of American Community. New York: Simon & Schuster.

SARTORI, Giovanni. 1994. A teoria da democracia revisitada. São Paulo: Ática.

SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. 2002. Controlando o poder de matar: uma leitura antropológica do Tribunal do Júri. - ritual lúdico e teatralizado. Tese [Doutorado em Antropologia Social] Universidade de São Paulo.

______. 2008. Afetos em jogo nos Tribunais do Júri. São Paulo em Perspectiva, v. 21, pp. 70-79.

______. Etnografia dissonante dos tribunais do júri. 2007. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, v. 19, pp. 111-129.

STRECK, Lenio Luiz. 2001. Tribunal do Júri: símbolos e rituais. Porto Alegre: Livraria do Advogado.

THOMAS, William I.; ZNANIECKI, Florian. 1995. The Polish Peasant in Europe and America. University of Illinois Press.

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. 2012. Código de Processo Penal Comentado. v.2. 14. ed. São Paulo: Saraiva.

VIANNA, L. J. W. et al. 1999. Judicialização da Política e das Relações Sociais. Rio de Janeiro: Revan.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

Ferraz de Almeida, F. (2014). Ninguém quer ser jurado: uma etnografia da participação dos jurados no Tribunal do Júri de Juiz de Fora/MG. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 16(3), 244-273. https://doi.org/10.22409/conflu16i3.p379

Edição

Seção

Artigos