A produção de biografias judiciárias em autos de processos penais: uma análise dos laudos psiquiátricos do caso Maura Lopes Cançado

Autores

  • Maria Luisa Scaramella Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu17i3.p442

Palavras-chave:

antropologia, biografia judiciária, laudos psiquiátricos

Resumo

Resumo

Este trabalho propõe discutir a produção de biografias judiciárias em documentações como a de autos de processos penais de crimes contra vida. Parto do pressuposto que as narrativas inscritas nesse tipo de documentação podem ser lidas como uma espécie de narrativa biográfica, pois produzem biografias judiciárias de acusados e de vítimas a partir das “falas” de provas, de laudos, de depoimentos, de documentos, etc, inscritos nos autos. Nesse trabalho, privilegio os laudos psiquiátricos inscritos nos autos processuais do caso Maura Lopes Cançado, além de trechos de uma autobiografia escrita pela ré, entre 1959 e 1960, e publicada com o  título de Hospício é Deus (1965), e entrevistas com familiares e amigos de Maura, por mim recolhidas durante uma pesquisa de campo. Minha intenção é, através de uma análise que parte da sobreposição dessas narrativas – laudo, autobiografia e entrevistas – mostrar, de forma conclusiva, que os laudos psiquiátricos constroem uma biografia judiciária de Maura. Ao sobrepor essas narrativas, comparando-as, percebi que uma mesma história ou os mesmos eventos que marcam sua vida ganham diferentes sentidos dependendo de quem os narra, como e para quê. Eventos da vida de Maura,  compreendidos como inovadores em determinadas narrativas, ganharam na documentação jurídica sentidos restritos à necessidade de compreender o crime. Na narrativa judiciária a polissemia de sentidos que cerca a existência dos sujeitos será capturada pela necessidade de uma biografia coerente, capaz de condensar a intenção de inocência ou culpa, de responsabilidade ou irresponsabilidade, numa espécie de “ilusão biográfica”, como nos diz Pierre Bourdieu (Razões Práticas, 2004). Os laudos, investidos do status de “verdade jurídica” – ou “extrajurídica”, de acordo com Michel Foucault (Vigiar e Punir, 1975) – almejam ser a última palavra possível sobre Maura. Nesse sentido, a construção da biografia judiciária nos laudos (e no restante da documentação dos autos) é teleológica à medida que interpreta cada evento do passado como se tivesse uma única finalidade, a saber, a de explicar o crime. Nessa lógica, enquanto artefatos, os laudos produzem sujeitos, reafirmando relações de poder. Assim, lembro do que nos diz Edward Bruner (The Anthropology of Experience, 1986:144): “Narratives are not only structures of meaning but structures of power as well”.

Palavras-chave: antropologia, biografia judiciária, laudos psiquiátricos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luisa Scaramella, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2010), com estágio no "Institut des Textes et Manuscrits Modernes" (ITEM), na "École Normale Supérieure" (2006-2007), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professora de Sociologia e Antropologia do Direito no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), membro do Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR), na Universidade de São Paulo (USP), e do grupo de pesquisa "Trajetórias e etnografia: narrativas, eventos, experiências", na UNICAMP (ambos cadastrados no CNPq). Tem experiência na área de Ciências Sociais com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nas seguintes áreas e temas: antropologia, antropologia do direito, sociologia, abordagem biográfica, trajetória, história de vida, narrativas biográficas.

Referências

ARTIÈRES, Phillippe. 1998. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos, Vol. 11, No21.

BARTHES, Roland. 1984. A câmara clara. RJ: Nova Froteira.

________________ 2005. Sade, Fourier, Loyola. SP: Martins Fontes.

BRASIL, Assis. 1973. A Nova Literatura III: O Conto. RJ: Pallas.

CANÇADO, Maura Lopes. 1991. O hospício é Deus. SP: Círculo do livro.

CARRARA, Sérgio. 1998. Crime e loucura. SP: Edusp

CUNHA, Olívia Maria Gomes da. 2004. Tempo imperfeito: uma etnografia do arquivo. Mana, vol.10, n.2, pp. 287-322 .

DOUBROVSKY, Serge. 1991. “Sartre: autobiographie/autoficion”. Revue des Sciences Humaines. 98 4: 17-25.

FOUCAULT, Michel. 1991.Vigiar e Punir. RJ: Vozes.

_____________ 2002. A verdade e as formas jurídicas. RJ: Nau Editora.

______________ 2002. Os anormais. SP: Martins Fontes.

__ __________ 2003. Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão. RJ: Graal.

FRY, Peter. 1985. Direito positivo versus direito clássico: a psicologização do crime no Brasil no pensamento de Heitor Carrilho. in Cultura psicanálise Figueira, S. A. (org). SP: Brasiliense.

GINZBURG, Carlo. 2006. O fio e os rastros. SP: Cia das Letras.

GOFFMAN, Erving. 1996. Conventos, manicômios e prisões. SP: Perspectiva.

HENRIQUES, Rogério Paes. 2009. De H. Cleckley ao DSM-IV-TR: a evolução do conceito de psicopatia rumo à medicalização da delinquência. Rev. latinoam. psicopatol. fundam. [online]. vol.12, n.2, pp. 285-30.

LEJEUNE, Philippe. 1996. Le pacte autobiographique. Édition du Seuil.

LOUREIRO,S.r.; ZUARDI,A. W. 1996. Semiologia psiquiátrica. Medicina, Ribeirão Preto, 29: 44

, jan./mar.

OLIVEIRA, Nelson de. (2002) O século oculto. RJ: Escrituras.

PESSOTI, Isaías. (2001) Os nomes da loucura. São Paulo: Ed. 34.

ZARIAS, Marcelo (2003) Negócio público e interesse privado: analise dos processos de interdição. Dissertação (mestrado em Antropologia Social), Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

Scaramella, M. L. (2015). A produção de biografias judiciárias em autos de processos penais: uma análise dos laudos psiquiátricos do caso Maura Lopes Cançado. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 17(3), 14-34. https://doi.org/10.22409/conflu17i3.p442

Edição

Seção

Dossiê