FAKE NEWS E SUAS ABORDAGENS NO BRASIL:

Balanço de uma agenda de pesquisa em formação

Autores

  • Rogério Schlegel Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) - Campus Guarulhos Departamento de Ciências Sociais Vínculo Institucional: Professor Adjunto A1 Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva https://orcid.org/0000-0002-1297-0819
  • Amanda Freitas Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) - Campus Guarulhos Departamento de Ciências Sociais Vínculo institucional: Aluna de Graduação em Ciências Sociais https://orcid.org/0000-0003-2010-1485

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v23i3.44497

Palavras-chave:

fake news. desinformação. Ciências Sociais

Resumo

Levantamentos bibliográficos em artigos internacionais apontam que a maioria das pesquisas sobre fake news tem sido desenvolvida pelas áreas de medicina e comunicação, por meio principalmente de métodos quantitativos, com insuficiência em pesquisas das ciências sociais e humanas, refletindo sobre dimensões políticas, impactos eleitorais e sobre a democracia. Este estudo desenvolve revisão sistemática, adotando procedimentos explícitos e replicáveis, na busca de artigos depois analisados substantivamente para descrever temporalidade, área do conhecimento, objetivo da pesquisa, métodos utilizados e outras características de interesse. Foram mapeados artigos publicados em português ou por brasileiros, até agosto de 2020, em periódicos presentes na base internacional DOAJ (Directory of Open Access Journals), em que a expressão "fake news" constasse no título, no resumo e/ou nas palavras-chave. A busca resultou em 68 artigos, com concentração nas áreas de ciências sociais, comunicação, saúde e educação. Predominaram trabalhos com descrição de características de notícias falsas, formas de combatê-las e discussões conceituais sobre a desinformação e seus efeitos. Abordagens qualitativas foram mais frequentes que quantitativas. A pandemia de Covid-19 declarada em 2020 impulsionou os estudos sobre o tema mais do que as eleições presidenciais de 2018. O contraste com a produção internacional sugere espaço para mais estudos futuros que sejam comparativos, quantitativos, com maior rigor metodológico nas análises qualitativas e com foco na prevalência das fake news.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Schlegel, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) - Campus Guarulhos Departamento de Ciências Sociais Vínculo Institucional: Professor Adjunto A1 Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva

Professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), credenciado nos programas de pós-graduação em Ciências Sociais (Unifesp) e Gestão de Política Públicas (Universidade de São Paulo). É pesquisador do CEM/Cebrap (Centro de Estudos da Metrópole/Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), do Nupps/USP (Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Universidade de São Paulo) e do Pimentalab (EFLCH/Unifesp). Edita a série Textos para Discussão CEM e colabora com periódicos nacionais (e.g. RBCS, Opinião Pública) e internacionais (e. g. Regional & Federal Studies, Brazilian Political Science Review).

Amanda Freitas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) - Campus Guarulhos Departamento de Ciências Sociais Vínculo institucional: Aluna de Graduação em Ciências Sociais

Graduanda em Ciências Sociais na EFLCH UNIFESP (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas). Bolsista FAPESP em Ciência Política e Comunicação. Participante do grupo de pesquisa Pimentalab - Sociedade, Conhecimento e Tecnologia no Laboratório de Humanidades Digitais (Lab.hum) da EFLCH-UNIFESP. Tem interesse pelas áreas de estudos eleitorais, redes sociais, desinformação e fake news, microtargeting político, teoria da democracia e ciência política da internet. Realizou entre 2019 e 2020 pesquisa de iniciação científica com bolsa PIBIC-CNPq sobre o impacto das redes sociais e das novas tecnologias de informação e comunicação nas eleições brasileiras de 2018 e nas eleições norte-americanas de 2016. Atualmente desenvolve pesquisa de iniciação científica com bolsa FAPESP no mesmo projeto.

Referências

Bright, J. (2018). Explaining the Emergence of Political Fragmentation on Social Media : The Role of Ideology and Extremism. 23(January), 17–33. https://doi.org/10.1093/jcmc/zmx002

Bright, J., Hale, S., Ganesh, B., Bulovsky, A., Margetts, H., & Howard, P. (2019). Does Campaigning on Social Media Make a Difference? Evidence From Candidate Use of Twitter During the 2015 and 2017 U.K. Elections. Communication Research. https://doi.org/10.1177/0093650219872394

Castells, M. (2018). Ruptura. Sapere Aude, 9(17), 31–44. https://doi.org/10.5752/p.2177-6342.2018v9n17p31-44

Flynn, D. J., Nyhan, B., & Reifler, J. (2017). The Nature and Origins of Misperceptions: Understanding False and Unsupported Beliefs About Politics. Political Psychology, 38. https://doi.org/10.1111/pops.12394

Ha, L., Andreu Perez, L., & Ray, R. (2019). Mapping Recent Development in Scholarship on Fake News and Misinformation, 2008 to 2017: Disciplinary Contribution, Topics, and Impact. American Behavioral Scientist. https://doi.org/10.1177/0002764219869402

Pennycook, G., Cannon, T. D., & Rand, D. G. (2017). Prior Exposure Increases Perceived Accuracy of Fake News. SSRN Electronic Journal. https://doi.org/10.2139/ssrn.2958246

Swire, B., Berinsky, A. J., Lewandowsky, S., & Ecker, U. K. H. (2017). Processing political misinformation: Comprehending the trump phenomenon. Royal Society Open Science, 4(3). https://doi.org/10.1098/rsos.160802

Zanatta, R., Amadeu, S., Gomes, P. G., Campos, R., Fausto Neto, A., Entes, A., & Seibet, T. (2018). Fake News: ambiência digital e novos modos de ser. IHU On-Line, 56. http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/578205-fake-news-ambiencia-digital-e-os-novos-modos-de-ser

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Schlegel, R., & Freitas, A. (2021). FAKE NEWS E SUAS ABORDAGENS NO BRASIL: : Balanço de uma agenda de pesquisa em formação. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 23(3), 204-228. https://doi.org/10.22409/conflu.v23i3.44497

Edição

Seção

Artigos