FAKE NEWS E SUAS ABORDAGENS NO BRASIL:
Balanço de uma agenda de pesquisa em formação
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/conflu.v23i3.44497Mots-clés:
fake news. desinformação. Ciências SociaisRésumé
Levantamentos bibliográficos em artigos internacionais apontam que a maioria das pesquisas sobre fake news tem sido desenvolvida pelas áreas de medicina e comunicação, por meio principalmente de métodos quantitativos, com insuficiência em pesquisas das ciências sociais e humanas, refletindo sobre dimensões políticas, impactos eleitorais e sobre a democracia. Este estudo desenvolve revisão sistemática, adotando procedimentos explícitos e replicáveis, na busca de artigos depois analisados substantivamente para descrever temporalidade, área do conhecimento, objetivo da pesquisa, métodos utilizados e outras características de interesse. Foram mapeados artigos publicados em português ou por brasileiros, até agosto de 2020, em periódicos presentes na base internacional DOAJ (Directory of Open Access Journals), em que a expressão "fake news" constasse no título, no resumo e/ou nas palavras-chave. A busca resultou em 68 artigos, com concentração nas áreas de ciências sociais, comunicação, saúde e educação. Predominaram trabalhos com descrição de características de notícias falsas, formas de combatê-las e discussões conceituais sobre a desinformação e seus efeitos. Abordagens qualitativas foram mais frequentes que quantitativas. A pandemia de Covid-19 declarada em 2020 impulsionou os estudos sobre o tema mais do que as eleições presidenciais de 2018. O contraste com a produção internacional sugere espaço para mais estudos futuros que sejam comparativos, quantitativos, com maior rigor metodológico nas análises qualitativas e com foco na prevalência das fake news.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
Bright, J. (2018). Explaining the Emergence of Political Fragmentation on Social Media : The Role of Ideology and Extremism. 23(January), 17–33. https://doi.org/10.1093/jcmc/zmx002
Bright, J., Hale, S., Ganesh, B., Bulovsky, A., Margetts, H., & Howard, P. (2019). Does Campaigning on Social Media Make a Difference? Evidence From Candidate Use of Twitter During the 2015 and 2017 U.K. Elections. Communication Research. https://doi.org/10.1177/0093650219872394
Castells, M. (2018). Ruptura. Sapere Aude, 9(17), 31–44. https://doi.org/10.5752/p.2177-6342.2018v9n17p31-44
Flynn, D. J., Nyhan, B., & Reifler, J. (2017). The Nature and Origins of Misperceptions: Understanding False and Unsupported Beliefs About Politics. Political Psychology, 38. https://doi.org/10.1111/pops.12394
Ha, L., Andreu Perez, L., & Ray, R. (2019). Mapping Recent Development in Scholarship on Fake News and Misinformation, 2008 to 2017: Disciplinary Contribution, Topics, and Impact. American Behavioral Scientist. https://doi.org/10.1177/0002764219869402
Pennycook, G., Cannon, T. D., & Rand, D. G. (2017). Prior Exposure Increases Perceived Accuracy of Fake News. SSRN Electronic Journal. https://doi.org/10.2139/ssrn.2958246
Swire, B., Berinsky, A. J., Lewandowsky, S., & Ecker, U. K. H. (2017). Processing political misinformation: Comprehending the trump phenomenon. Royal Society Open Science, 4(3). https://doi.org/10.1098/rsos.160802
Zanatta, R., Amadeu, S., Gomes, P. G., Campos, R., Fausto Neto, A., Entes, A., & Seibet, T. (2018). Fake News: ambiência digital e novos modos de ser. IHU On-Line, 56. http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/578205-fake-news-ambiencia-digital-e-os-novos-modos-de-ser
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2021 Amanda Freitas, Rogério Schlegel
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.