O PROBLEMA DA HETEROFORMAÇÃO DA IDENTIDADE DIGITAL: Fundamentos para o princípio da autodeterminação informativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v23i2.50670

Resumo

Este artigo destaca o retorno do problema da heteronomia no Direito, não mais no contexto da transição para o Direito moderno “desencantado”, mas dentro das preocupações com as violações de nossas liberdades privadas na sociedade digital. Para isso, debate inicialmente a formação teórica da “liberdade dos modernos” e as questões que sedimentaram a noção de autonomia privada, instrumento importante para a proteção do sujeito e de suas liberdades, no marco da tradição jurídica ocidental. Posteriormente, trabalha o conceito de “heteroformação da identidade digital”, demonstrando as vulnerabilidades às nossas liberdades individuais decorrentes da ascensão das tecnologias digitais. Por fim, justifica a importância do princípio da autodeterminação informativa para fundar uma nova era de proteção do sujeito em ambientes digitais. Para garantirmos a autonomia do “sujeito de direito digital”, dentro das premissas dessa autodeterminação informativa, precisamos avançar no debate sobre que direitos individuais teremos para esse novo sujeito e quais os instrumentos jurídicos serão mais efetivos na proteção de sua autonomia. Enquanto proposta ensaística, o artigo trabalha comuma metodologia qualitativa de revisão bibliográfica e com análises críticas para oferecer alternativas teórico-conceituais para os problemas destacados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eder Fernandes Monica, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Professor da Faculdade de Direito. É Coordenador do Grupo de Pesquisa Sexualidade, Direito e Democracia e do Grupo de Pesquisa Sociedade da Informação, Tecnologia Digital e Direito. Atua na Pós-Graduação em Sociologia e Direito e na Pós-Graduação em Direitos, Instituições e Negócios.

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Monica, E. F. (2021). O PROBLEMA DA HETEROFORMAÇÃO DA IDENTIDADE DIGITAL: Fundamentos para o princípio da autodeterminação informativa. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 23(2), 118-143. https://doi.org/10.22409/conflu.v23i2.50670