RACISMO E SISTEMA PENAL

reflexões críticas sobre tempo, sociedade e modelos punitivos

Autores

  • Luciano Filizola da Silva Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.57746

Resumo

O presente trabalho visa analisar a percepção do negro pela sociedade brasileira sob uma perspectiva jurídico-penal. Para tanto, buscou-se, ainda que brevemente, suas origens históricas quanto à construção da imagem do negro, a relevância da discussão sobre a raça e sua relação com o direito. Uma vez definido o traço teórico, a partir do mito da democracia racial, foram comparadas as normas penais que criminalizam a discriminação racial no país em sintonia com o texto constitucional, para, então, se permitir uma reflexão sobre a imprescritibilidade de tal delito e a relevância dos limites do direito penal na tutela da dignidade étnico-racial. Isto posto, a questão que norteia o presente trabalho é sobre como o direito penal vem sendo usado nas políticas afirmativas, se há compatibilidade com os limites constitucionais e como se relaciona com sua prática discriminatória. Ao término, foi possível constatar a dicotomia de um sistema penal que intervém de forma severa e seletiva sobre a população negra ao tempo que pune as condutas ofensivas contra essa mesma população, atuando de maneira simbólica e violando preceitos constitucionais. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo método de abordagem é o hipotético-dedutivo, mediante o emprego das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Filizola da Silva, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Possui graduação em direito pela Universidade Candido Mendes (1999), mestrado em ciências criminais pela Universidade Candido Mendes (2003) e doutorado em direitos fundamentais pela UNESA (2021). Atualmente é professor de direito penal e criminologia da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e FESUDEPERJ, professor da Faculdade Simonsen e da UNIGRANRIO. 

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Silva, L. F. da . (2023). RACISMO E SISTEMA PENAL: reflexões críticas sobre tempo, sociedade e modelos punitivos. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 25(3), 300-318. https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.57746