AS COMUNIDADES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS DO NORTE DE MINAS/MG E OS DESAFIOS RELACIONADOS COM A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Amaro Sérgio Marques Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Brenda Melo Bernardes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Alessandro Borsagli Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v25i2.58491

Resumo

As comunidades tradicionais se vinculam aos seus ambientes biofísicos por meio da utilização de seus recursos naturais para a subsistência e como suporte para manifestação de suas atividades cotidianas e tradições culturais. O Norte de Minas/MG concentra uma pluralidade de comunidades tradicionais - entre elas destaca-se as quilombolas - que se apropriam das áreas adjacentes ao Rio São Francisco para moradia, para exercício de suas atividades diárias e para manifestação de seus valores culturais. Contudo, apesar de estabelecerem esse forte vínculo com o território onde se inserem, elas têm lidado com ameaças de expropriação, além de enfrentarem desafios de perpetuação de suas tradições culturais e limitação de seus recursos para subsistência em função do contexto da pandemia da COVID-19. Assim, coloca-se como objetivo deste artigo analisar os desafios relacionados com o processo de reconhecimento de permanência nos territórios pelas comunidades quilombolas do Norte de Minas e de perpetuação de seus saberes, frente aos impasses fundiários e ao contexto do fim da pandemia de COVID-19. A pesquisa é de base qualitativa e utiliza-se como procedimentos técnicos de coleta de dados a análise documental, a partir da consulta a documentos oficiais como decretos, pesquisa bibliográfica por meio da consulta a livros, teses e artigos e pesquisa de campo, a partir da análise de relatos de membros integrantes das comunidades tradicionais em questão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amaro Sérgio Marques, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (setembro 2018), Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES (2007). Professor e pesquisador no curso de graduação e no mestrado em arquitetura e urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC RIO. Atuou como docente na Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES, Faculdades Pitágoras de Montes Claros-FIPMOC, FUNORTE, Faculdades Santo Agostinho e Universidade Federal de Outro Preto/UFOP.

Brenda Melo Bernardes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2011), Especialista em Sistemas Tecnológicos e Sustentabilidade Aplicados ao Ambiente Construído - UFMG (2013), Mestre em Arquitetura e Urbanismo - Escola de Arquitetura - UFMG (2016), Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo - Escola de Arquitetura - UFMG e pesquisadora do Observatório de Conflitos Urbanos da UFMG. Atualmente é professora substituta no IFMG Santa Luzia. Foi professora no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, Faculdades Santo Agostinho, em Montes Claros, substituta na PUC Minas.

Alessandro Borsagli, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Professor e pesquisador, possui graduação em Geografia (PUC-MG) e História (UNIFRAN), Especialização em Geografia (UFVJM) e Mestrado em Geografia pelo PPGG-TIE da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Do convívio à ruptura: a cartografia na análise histórico-fluvial de Belo Horizonte - 1894/1977). Pesquisador atuante na área de Geografia Urbana, Geografia Histórica, Memória Urbana, Hidrogeografia e Estudos da Paisagem, com foco no Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Sérgio Marques, A., Melo Bernardes, B., & Borsagli, A. (2023). AS COMUNIDADES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS DO NORTE DE MINAS/MG E OS DESAFIOS RELACIONADOS COM A PANDEMIA DA COVID-19. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 25(2), 47-72. https://doi.org/10.22409/conflu.v25i2.58491