O DESAFIO DA INVISIBILIDADE DOS INDÍGENAS EM CONTEXTO URBANO

Autores

  • Mariana Wiecko Volkmer de Castilho Universidade de Brasília
  • Ela Wiecko Volkmer de Castilho Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.59956

Resumo

O artigo aborda o tema de povos indígenas no Brasil no contexto urbano. Traça um panorama geral da progressiva inserção dos povos indígenas no mundo urbano brasileiro e de como predomina a percepção, pelos agentes do Estado e pela sociedade em geral, de uma perda de identidade étnica. Problematiza o desafio de assegurar os direitos à saúde, à educação, à moradia, entre outros, em uma territorialidade reconfigurada pelo trânsito da aldeia para a cidade e da cidade para a aldeia. O desafio tornou-se enorme na pandemia da Covid-19, quando o governo brasileiro negou aos indígenas residentes em áreas urbanas e em terras não regularizadas o direito de preferência na vacinação obrigatória. O texto discute a ausência de políticas públicas diferenciadas para povos indígenas no meio urbano e a persistência do paradigma assimilacionista na política indigenista, frontalmente contrário ao da diversidade cultural, estabelecido na Constituição Federal de 1988. É destacado o movimento de visibilização dos indígenas em contexto urbano realizado pelos próprios povos indígenas, no exercício de sua autodeterminação, por meio da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e os resultados alcançados.

Palavras-chave: Povos Indígenas; Cidade; Direitos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Wiecko Volkmer de Castilho, Universidade de Brasília

Geógrafa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília e Doutora em Ciencias Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA/ELA/UnB)

Ela Wiecko Volkmer de Castilho, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Direito pela UFSC, Procuradora da República aposentada, Pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Wiecko Volkmer de Castilho, M., & Wiecko Volkmer de Castilho, E. (2023). O DESAFIO DA INVISIBILIDADE DOS INDÍGENAS EM CONTEXTO URBANO. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 25(3), 120-140. https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.59956