O DESAFIO DA INVISIBILIDADE DOS INDÍGENAS EM CONTEXTO URBANO

Autores

  • Mariana Wiecko Volkmer de Castilho Universidade de Brasília
  • Ela Wiecko Volkmer de Castilho Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.59956

Resumo

O artigo aborda o tema de povos indígenas no Brasil no contexto urbano. Traça um panorama geral da progressiva inserção dos povos indígenas no mundo urbano brasileiro e de como predomina a percepção, pelos agentes do Estado e pela sociedade em geral, de uma perda de identidade étnica. Problematiza o desafio de assegurar os direitos à saúde, à educação, à moradia, entre outros, em uma territorialidade reconfigurada pelo trânsito da aldeia para a cidade e da cidade para a aldeia. O desafio tornou-se enorme na pandemia da Covid-19, quando o governo brasileiro negou aos indígenas residentes em áreas urbanas e em terras não regularizadas o direito de preferência na vacinação obrigatória. O texto discute a ausência de políticas públicas diferenciadas para povos indígenas no meio urbano e a persistência do paradigma assimilacionista na política indigenista, frontalmente contrário ao da diversidade cultural, estabelecido na Constituição Federal de 1988. É destacado o movimento de visibilização dos indígenas em contexto urbano realizado pelos próprios povos indígenas, no exercício de sua autodeterminação, por meio da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e os resultados alcançados.

Palavras-chave: Povos Indígenas; Cidade; Direitos

Downloads

Biografia do Autor

  • Mariana Wiecko Volkmer de Castilho, Universidade de Brasília

    Geógrafa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília e Doutora em Ciencias Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA/ELA/UnB)

  • Ela Wiecko Volkmer de Castilho, Universidade de Brasília (UnB)

    Doutora em Direito pela UFSC, Procuradora da República aposentada, Pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

O DESAFIO DA INVISIBILIDADE DOS INDÍGENAS EM CONTEXTO URBANO. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 120–140, 2023. DOI: 10.22409/conflu.v25i3.59956. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/59956. Acesso em: 17 ago. 2025.