UMA EXPERIÊNCIA ANTIMATEMÁTICA DE EDUCAÇÃO JURÍDICA INSURGENTE
o caso da CPP da Turma Nilce de Souza Magalhães (Direito/UFPR/PRONERA)
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.60076Resumo
O presente trabalho pretende fazer o relato de experiência da Comissão Político-Pedagógica (CPP) da Turma Nilce de Souza Magalhães havida no curso de graduação em direito da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, entre 2015 e 2019, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Trata-se de uma reflexão com base na participação em referida CPP que busca fazer um balanço de como se deu a atuação do Pronera no caso, avaliando algumas de suas propostas implementadas, como a pedagogia da alternância, a especificidade dos tempos-comunidade, a organização político-pedagógica da Turma e as pesquisas de pós-graduação que dela decorreram. Como fio condutor da exposição, utiliza-se a metáfora da “antimatemática”, já que os elementos idealmente planejados pelo Programa enfrentam a complexidade da realidade concreta que exige suas alterações.
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