UMA EXPERIÊNCIA ANTIMATEMÁTICA DE EDUCAÇÃO JURÍDICA INSURGENTE

o caso da CPP da Turma Nilce de Souza Magalhães (Direito/UFPR/PRONERA)

Autores

  • Ricardo Prestes Pazello Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.60076

Resumo

O presente trabalho pretende fazer o relato de experiência da Comissão Político-Pedagógica (CPP) da Turma Nilce de Souza Magalhães havida no curso de graduação em direito da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, entre 2015 e 2019, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Trata-se de uma reflexão com base na participação em referida CPP que busca fazer um balanço de como se deu a atuação do Pronera no caso, avaliando algumas de suas propostas implementadas, como a pedagogia da alternância, a especificidade dos tempos-comunidade, a organização político-pedagógica da Turma e as pesquisas de pós-graduação que dela decorreram. Como fio condutor da exposição, utiliza-se a metáfora da “antimatemática”, já que os elementos idealmente planejados pelo Programa enfrentam a complexidade da realidade concreta que exige suas alterações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Prestes Pazello, Universidade Federal do Paraná

Professor do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PPGD/UFPR). Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGD/UFSC). Bacharel em Direito pela UFPR. Pesquisador do Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania (NDCC/UFPR), do Núcleo de Estudos Filosóficos (NEFIL/UFPR) e do grupo de pesquisa Direito, Sociedade e Cultura (FDV/ES). Pesquisador e conselheiro do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), do qual já foi Secretário Geral (2012-2016). Coordenador-geral do Centro de Formação Milton Santos-Lorenzo Milani (Santos-Milani). Integrante da coordenação do Instituto de Filosofia da Libertação (IFiL). Conselheiro do Centro de Formação Urbano-Rural Irmã Araújo (CEFURIA), do qual já foi Coordenador Administrativo (2015-2017). Membro do Conselho de Representantes da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná-Seção Sindical do ANDES-SN (CRAPUFPR), do qual já foi Presidente (2015-2017), tendo sido também Diretor Jurídico da APUFPR-SSind (2013-2015). Coordenador do projeto de extensão popular Movimento de Assessoria Jurídica Universitária Popular - MAJUP Isabel da Silva, junto à UFPR. Colunista do blogue assessoriajuridicapopular.blogspot.com.br e do jornal Brasil de Fato. 

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Pazello, R. P. (2023). UMA EXPERIÊNCIA ANTIMATEMÁTICA DE EDUCAÇÃO JURÍDICA INSURGENTE: o caso da CPP da Turma Nilce de Souza Magalhães (Direito/UFPR/PRONERA). Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 25(3), 54-74. https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.60076