UMA EXPERIÊNCIA ANTIMATEMÁTICA DE EDUCAÇÃO JURÍDICA INSURGENTE
o caso da CPP da Turma Nilce de Souza Magalhães (Direito/UFPR/PRONERA)
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/conflu.v25i3.60076Résumé
O presente trabalho pretende fazer o relato de experiência da Comissão Político-Pedagógica (CPP) da Turma Nilce de Souza Magalhães havida no curso de graduação em direito da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, entre 2015 e 2019, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Trata-se de uma reflexão com base na participação em referida CPP que busca fazer um balanço de como se deu a atuação do Pronera no caso, avaliando algumas de suas propostas implementadas, como a pedagogia da alternância, a especificidade dos tempos-comunidade, a organização político-pedagógica da Turma e as pesquisas de pós-graduação que dela decorreram. Como fio condutor da exposição, utiliza-se a metáfora da “antimatemática”, já que os elementos idealmente planejados pelo Programa enfrentam a complexidade da realidade concreta que exige suas alterações.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2023 Ricardo Prestes Pazello
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.