RESPONSABILIZANDO MINERADORAS CANADENSES

uma entrevista com o professor emérito Shin Imai sobre desafios e caminhos na América Latina e no Canadá

Autores

  • Shin Imai York University (YU)
  • Thaís Henriques Dias Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v27i1.68087

Resumo

Nesta entrevista, conduzida por Thaís Henriques Dias, Shin Imai compartilha sua trajetória como advogado e professor de direito indígena e direitos humanos, além de sua visão sobre alguns de seus principais temas de pesquisa e atuação, como os conflitos envolvendo mineradoras canadenses na América Latina e no Canadá, o papel do governo canadense e de suas embaixadas nesses conflitos, algumas estratégias para buscar a responsabilização corporativa e a chamada advocacia comunitária. A conversa ocorreu em 11 de setembro de 2024, na Faculdade de Direito Osgoode Hall (Osgoode Hall Law School), da Universidade de York (York University), em Toronto, Canadá, durante a estadia da entrevistadora como acadêmica visitante na Faculdade de Mudança Ambiental e Urbana (Faculty of Environmental and Urban Change) da mesma universidade, no âmbito de uma bolsa de estágio no exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shin Imai, York University (YU)

Professor emérito da Osgoode Hall Law School, cofundador do Justice and Corporate Accountability Project (JCAP), atuou como Diretor Acadêmico no Parkdale Community Legal Services e no Programa Intensivo sobre Terras, Recursos e Governos Indígenas.

Thaís Henriques Dias, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda e mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com doutorado sanduíche na York University, no Canadá. Pesquisadora associada ao Observatório Fundiário Fluminense (OBFF) e ao Laboratório de Justiça Ambiental (LAJA).

Professor Emérito Shin Imai

Publicado

2025-06-05

Como Citar

IMAI, S.; HENRIQUES DIAS, T. RESPONSABILIZANDO MINERADORAS CANADENSES: uma entrevista com o professor emérito Shin Imai sobre desafios e caminhos na América Latina e no Canadá. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 27, n. 1, p. 9-24, 5 jun. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)