A ESCOLA DE NITERÓI E A RESISTÊNCIA IRREDENTISTA DE ANA MARIA MOTTA RIBEIRO

Autores/as

  • Gizlene Neder Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Marcia Barros Ferreira Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.22409/54mxgy50

Resumen

Este trabalho visa a divulgação das experiências históricas de pesquisadores e professores dos campos dos estudos humanistas no Brasil no último quartel do século XX, em particular na UFF/ICHF. Análoga as experimentações intelectuais inovadoras da Escola de Frankfurt essas vivências serão denominadas de Escola de Niterói, com destaque para a resistência política irredentista de Ana Maria Motta Ribeiro. Relata sua participação da criação de um coletivo de intelectuais que, no auge da ditadura militar instalada após o Golpe de 1964, resultou no Socii. Pesquisadores Associação em Ciências Sociais.

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Biografía del autor/a

  • Gizlene Neder, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Professora Titular de História da UFF e pesquisadora do CNPq e da FAPERJ. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7931858122399331

  • Marcia Barros Ferreira Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Professora Titular de Sociologia da UFES. Lattes: https//lattes.cnpq.br/1531744628299485

Publicado

2025-10-03

Cómo citar

A ESCOLA DE NITERÓI E A RESISTÊNCIA IRREDENTISTA DE ANA MARIA MOTTA RIBEIRO. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 92–106, 2025. DOI: 10.22409/54mxgy50. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/68135. Acesso em: 6 dec. 2025.