EXPOSIÇÃO DA NECROPOLÍTICA DO ESTADO BRASILEIRO PELO HIP HOP: Uma análise dos textos de Djonga e Mbembe
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu.v23i1.43438Keywords:
Racismo, Brasil, Rap, Políticas públicasAbstract
Em um cenário de violência direta com qual o Brasil convive diariamente, ser uma pessoa de cor é ter em suas costas um alvo constante para políticas estatais que nos fazem lembrar como as estruturas racistas dos tempos de colonização ainda não foram superadas. A música de Djonga, não só como entretenimento, funciona também como um alerta de como autores como Mbembe, ao cunhar o termo necropolítica, estava descrevendo a realidade do nosso Estado. De metodologia jurídico-sociológica, de forma descritiva, o objetivo desse artigo é compreender a situação do Brasil a partir do que Djonga narra em suas músicas utilizando os elementos construídos por Mbembe para interpretar nossa cultura.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Marco Túlio Corraide
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.