EXPOSIÇÃO DA NECROPOLÍTICA DO ESTADO BRASILEIRO PELO HIP HOP: Uma análise dos textos de Djonga e Mbembe

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v23i1.43438

Palabras clave:

Racismo, Brasil, Rap, Políticas públicas

Resumen

Em um cenário de violência direta com qual o Brasil convive diariamente, ser uma pessoa de cor é ter em suas costas um alvo constante para políticas estatais que nos fazem lembrar como as estruturas racistas dos tempos de colonização ainda não foram superadas. A música de Djonga, não só como entretenimento, funciona também como um alerta de como autores como Mbembe, ao cunhar o termo necropolítica, estava descrevendo a realidade do nosso Estado. De metodologia jurídico-sociológica, de forma descritiva, o objetivo desse artigo é compreender a situação do Brasil a partir do que Djonga narra em suas músicas utilizando os elementos construídos por Mbembe para interpretar nossa cultura.

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Biografía del autor/a

Marco Túlio Corraide, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando em Direito no programa de pós-graduação Novos Direitos, Novos Sujeitos da Universidade Federal de Ouro Preto. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto. Membro no grupo de pesquisa Ressaber - Grupo de Estudos em Saberes Decoloniais. Advogado.

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Publicado

2021-03-30

Cómo citar

Corraide, M. T. (2021). EXPOSIÇÃO DA NECROPOLÍTICA DO ESTADO BRASILEIRO PELO HIP HOP: Uma análise dos textos de Djonga e Mbembe. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 23(1), 93-108. https://doi.org/10.22409/conflu.v23i1.43438