CONSTRUCTION OF THE NEW HIGH SCHOOL REFORM IN THE BRAZILIAN EDUCATIONAL SCENARIO: Weaknesses and Inconsistencies

fragilidades e incoerências

Authors

  • Kíssila Neves Soares Vitorino Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Beatriz de Araujo Rezende Neves Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Cristiana Barcelos da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.56008

Abstract

This research seeks to reflect on the proposal of the Secondary Education Reform, bringing relevant discussions that involve the private interest in this scenario and a structural change in the secondary education curriculum also through the publication of the Common National Curriculum Base. It provides a historical overview of the interest of Brazilian business in public education, culminating in the rise of Michel Temer, who speeded up, with authoritarianism, the process of this neoliberal reform. It points out the so-called curricular flexibilization by the Government as a fragmentation and dilution of the curriculum. It recognizes the government's arguments for changes in the curriculum as fragile and inconsistent. It reflects on the dilution of disciplines in areas of knowledge and the non-mandatory nature of these  components throughout the stage. This investigation is, therefore, an alert to reflect on the current scenario of secondary education in the country.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kíssila Neves Soares Vitorino, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Kíssila Neves Soares Vitorino, mais conhecida como Kíssila Neves, é casada, mãe de três meninas, professora no IFF, possui graduação em Cièncias Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2009), graduação em Sociología - Universidad Pontificia de Salamanca Madrid (2010). É mestra em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2013). Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, políticas públicas, sociologia rural e organizações sociais.

Beatriz de Araujo Rezende Neves, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Beatriz Araujo de Rezende Neves, mãe da Clara e do Rafael, esposa, irmã, amiga, sonhadora. É  Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-Brasil). Especialista em Educação do Pensamento em Letras pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU- 2008). Licenciada em Letras pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU-2008). Atualmente, é professora na educação básica, nas séries finais do Fundamental  e Ensino Médio. Já atuou como Assessora de Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - séries iniciais e também como coordenadora na área de Linguagens na rede privada. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua pPortuguesa, Currículo, Multiletramentos, Multimodalidade, BNCC e Motivação Docente.

Cristiana Barcelos da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Cristiana Barcelos da Silva, de orientação cristã, filha de Joilson e Edileni, irmã de Michele e Thiago, tia de Roberth Assafe e esposa de Carlos Renato. Toca órgão eletrônico na vertente erudita é intérprete de Libras, no contexto religioso. Quanto ao seu percurso acadêmico, tem pós-doutorado, doutorado e mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-Brasil) com estágio de doutoramento no exterior na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES/PSDE-2017). Lidera o grupo de pesquisa "Núcleo Interdisciplinar em Acesso, Permanência, Apoio, Inclusão e Evasão (NIAPAIE) certificado pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq). Especialista em "Educação Especial" pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI-Brasil), em "Língua Brasileira de Sinais" pela Faculdade São Luís (FSL-Brasil) e "Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos" (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF-Brasil). Licenciada em Pedagogia pela UENF, em Língua Portuguesa pela Rede Claretiano de Ensino (RCE-Brasil) e Letras-Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). No que diz respeito a sua atuação, é Avaliadora do Ministério da Educação (MEC) para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras, como membra do Banco de Avaliadores-BASis/INEP/MEC. Atua como Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF) onde orienta pesquisas de mestrado e doutorado. É docente efetiva junto ao Departamento de Educação, Linguística e Letras na Universidade do Estado de Minas Gerais (DELL-UEMG/Carangola),coordenando o Núcleo de Apoio do Estudante (Nae-Carangola) e orientando pesquisas em nível de graduação. Também é orientadora voluntária no Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) orientando trabalhos acadêmicos de conclusão de curso, na Licenciatura em Pedagogia.

Published

2022-12-01

How to Cite

Neves Soares Vitorino, K. ., de Araujo Rezende Neves, B., & Barcelos da Silva, C. (2022). CONSTRUCTION OF THE NEW HIGH SCHOOL REFORM IN THE BRAZILIAN EDUCATIONAL SCENARIO: Weaknesses and Inconsistencies: fragilidades e incoerências. Confluências | Interdisciplinary Review of Sociology and Law, 24(3), 52-71. https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.56008