ENTREVISTA COM A PROFESSORA HILDETE PEREIRA DE MELO HERMES DE ARAÚJO

Autores

  • Hildete Pereira de Melo Hermes de Araújo Universidade Federal Fluminense
  • Shirley Silveira Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Anna Carolina Cunha Pinto Universidade Federal Fluminense
  • Dieric Guimarães Cavalcante Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v24i2.55470

Resumo

Nesta edição, a Confluências: Revista Interdisciplinar em Sociologia e Direito apresenta entrevista inédita com a Professora Doutora Hildete Pereira de Melo Hermes de Araújo, realizada por videochamada em 15 de julho de 2022. A entrevistada é professora da Universidade Federal Fluminense desde 1973 e integra o Departamento de Economia, atuando junto ao seu Programa de Pós-Graduação. Considerada uma importante referência da economia feminista no Brasil, a professora se dedica, dentre outras áreas de estudo, à pesquisa sobre divisão sexual do trabalho, história econômica brasileira e economia de cuidados. Além de sua grande contribuição como pesquisadora e professora, Hildete Pereira de Melo também se destaca por sua militância política, destacadamente no movimento feminista, tendo atuado como gestora pública da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República nos períodos de 2009/2010 e de 2012/2014.

As perguntas foram elaboradas e direcionadas à Hildete por Shirley Andrade, professora da Universidade Federal de Sergipe e pós doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF); por Anna Cunha Carolina Pinto, doutoranda e mestra em Ciências Jurídicas e Sociais pelo PPGSD/UFF; e por Dieric Guimarães Cavalcante, mestrando em Ciências Jurídicas e Sociais pelo PPGSD/UFF. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hildete Pereira de Melo Hermes de Araújo, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Faculdade de Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1966), Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômico pela Université de Toulouse (França), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Desde 1972 é professora da Universidade Federal Fluminense. Diretora Financeira do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (2004-2007); Gestora Pública da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República em 2009/2010 e depois de 2012/2014. Dirigente das Associações Acadêmicas: Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) e da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) em várias gestões. Tem experiência na pesquisa econômica nas áreas de História Econômica Brasileira, História das Mulheres e nos temas relacionas áreas a economia feminista, mercado de trabalho, políticas públicas e desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro. Foi Editora da Revista Gênero/UFF de 2004 a 12/2016. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e do Núcleo de Pesquisas em Gênero e Economia da Universidade Federal Fluminense.

Shirley Silveira Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1998), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Pós-doutora pelo programa de pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense cujo estudo se direcionou na relação entre Trabalho Escravo contemporâneo, gênero e raça. O foco foi o estudo das condições de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras domésticas durante a pandemia.  Professora, extensionista e pesquisadora no Curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe.

Anna Carolina Cunha Pinto, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda e mestra em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/ UFF). Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Democracia, Cidadania e Estado de Direito (DeCiEd) da Universidade Federal Fluminense. Atua também como coordenadora editorial da Confluências: Revista Interdisciplinar em Sociologia e Direito, vinculada ao PPGSD/UFF. Graduou-se em Direito pela Universidade Candido Mendes, instituição na qual compôs o corpo docente do curso de Pós Graduação em Criminologia, Direito e Processo Penal.

Dieric Guimarães Cavalcante, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). É pesquisador do Grupo de Pesquisa "Territórios, Poder e Desigualdades Sociais" na linha Desigualdades, Pobreza e Políticas Sociais da UFBA e do Núcleo de Estudos Sobre Direito do Trabalho e da Seguridade Social (NEDTS). Editor assistente da Confluências: Revista Interdisciplinar em Sociologia e Direito, vinculada ao PPGSD/UFF.

Prof. Hildete Pereira de Melo Hermes de Araújo

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Pereira de Melo Hermes de Araújo, H., Silveira Andrade, S., Cunha Pinto, A. C., & Guimarães Cavalcante, D. (2022). ENTREVISTA COM A PROFESSORA HILDETE PEREIRA DE MELO HERMES DE ARAÚJO. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 24(2), 20-37. https://doi.org/10.22409/conflu.v24i2.55470