O papel da família na formação social de crianças e adolescentes

Auteurs

  • Gisele Ribeiro Paschoal Especialista em Direito Civil e em Direito Processual pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP. Mestre em Direito Constitucional pelo Programa Stricto Sensu em Direito, mantido pelo Centro de Pós-Graduação da Instituição Toledo de Ensino, em Bauru/SP. Professora Universitária. Advogada.
  • Taís Nader Marta Especialista em Direito Processual e em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Mestre em Direito Constitucional pelo Programa Stricto Sensu em Direito, mantido pelo Centro de Pós-Graduação da Instituição Toledo de Ensino, em Bauru/SP. Professora do Curso de Direito e da Pós- Graduação da Faculdade Anhanguera de Bauru/SP. Advogada.

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https://doi.org/10.22409/conflu12i1.p91

Mots-clés:

Crianças e adolescentes, Grupo vulnerável, Inclusão, Família

Résumé

Os processos de formação de crianças e adolescentes se dão não apenas nos
estabelecimentos de ensino, como também em outras ambiências culturais como, por exemplo, em família, o centro essencial para o desenvolvimento de todo ser humano. De fato, o seio familiar apresenta-se como o local próprio para o desenvolvimento pessoal em todos os sentidos. Assim, influindo em mudanças de ideias, de atitudes, de relacionamentos com as diferenças individuais e com o modo como cada um se constitui a família deve ser protegida. Nada obstante, o aparecimento de novos modelos familiares como a família homoafetiva, dentre outras, suscitou ao Direito, que, enquanto
ciência, tem como escopo regular os comportamentos sociais, a necessidade de  nvestigar e proteger essas novas realidades familiares. Deste modo é que conseguiremos a construção de uma sociedade inclusiva, visando o desenvolvimento integral da pessoa humana, em todas as fases do ciclo da vida em igualdade de condições.

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Publiée

2012-10-27

Numéro

Rubrique

Artigos