Pesquisa sociojurídica em favelas: reflexões a partir de uma experiência

Auteurs

  • Alex Ferreira Magalhães Universidade Federal do Rio de Janeiro

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/conflu14i2.p207

Mots-clés:

Pesquisa jurídica, Teoria do Direito, favela Keywords, Legal research, legal theory, slum

Résumé

O presente trabalho visa socializar reflexões a respeito de uma experiência de pesquisa empírica,desenvolvida entre os anos de 2009 e 2010, em duas favelas da cidade do Rio de Janeiro, que teve porobjeto reconhecer e analisar as instituições jurídicas concretamente operantes nas favelas, com relaçãoao controle da propriedade de terrenos e edificações, bem como aquelas reguladoras do direito deedificar. O trabalho propõe-se a refletir a respeito dos desafios metodológicos e epistemológicos colocados para o desenvolvimento de pesquisas que se proponham lidar com tal empiria, discutindo, em especial, aqueles aspectos que seriam próprios do que se pretende constituir uma abordagem decunho jurídico.

 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Alex Ferreira Magalhães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR – UFRJ, 2010), Mestreem Direito da Cidade (Faculdade de Direito – UERJ, 1999), Professor Adjunto da Universidade Federal doRio de Janeiro.

Références

ALVITO, Marcos. As cores de Acari: uma favela carioca. Rio de Janeiro: FGV, 2001.

BOURDIEU, Pierre; et alli. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

CARVALHO, Eduardo Guimarães. O negócio da terra: a questão fundiária e a justiça. Rio de Janeiro: UFRJ, 1991.

DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 1990.

FONSECA, Maria Guadalupe Piragibe da. Notas preliminares sobre método sócio-jurídicocrítico. Rio de Janeiro, Revista de teoria jurídica e práticas sociais, v. 1, 1989, p. 09-22.

MAGALHÃES, Alex Ferreira. O direito da favela no contexto pós-programa Favela-Bairro: uma recolocação do debate a respeito do "Direito de Pasárgada". Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.

ROLNIK, Raquel. Para além da Lei: legislação urbanística e cidadania (São Paulo 1886-1936). In: FERNADES, Edésio (org.). Direito Urbanístico. Belo Horizonte: Del Rey, 1998. p. 169-202.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Sociologia na primeira pessoa: fazendo pesquisa nas favelas do Rio de Janeiro. Revista da Ordem dos Advogados do Brasil, Brasília, n. 49, p. 39-79, primavera, 1988.

##submission.downloads##

Publiée

2012-12-30

Numéro

Rubrique

Artigos