A CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA COMUNIDADE LGBTQIA+ PELA APLICAÇÃO DA TEORIA DO RECONHECIMENTO DE AXEL HONNETH

Autores

  • Marcelino Meleu Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Leticia Gheller Zanatta Carrion Unidade Central de Educação Fai Faculdades (UCEFF) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
  • Izabel Preis Welter Unidade Central de Educação Fai Faculdades (UCEFF)
  • Tchessica Weber Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v24i1.53626

Resumo

Nas últimas décadas o debate acerca da Justiça tomou novas matizes a partir do efervescer das reivindicações e bandeiras LGBTQIA+. Historicamente e naturalmente marginalizada, tal comunidade tem se estruturado com o objetivo de ter seus direitos, princípios e valores respeitados. Imbuído do interesse em compreender a omissão legislativa, falta de reconhecimento e ausência de efetividade dos direitos fundamentais dessa população, o artigo tenciona a analisar a luta pelo reconhecimento dos sujeitos LGBTQIA+, mediante o método dialético tripartite hegeliano, tomando-se como referencial o pensamento de Axel Honneth, que, ao expor seu posicionamento acerca da Justiça, propõe uma Teoria do Reconhecimento, a qual se revela em três esferas - amor, solidariedade e direito. Aspirando a concretização dos direitos fundamentais e construção de uma sociedade inclusiva e aquiescente às diferenças sexuais e de gênero.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelino Meleu, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

    Pós-Doutor em Direito Público. Professor permanente e Vice coordenador do PPGD/FURB. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/FURB “Direitos Fundamentais, Cidadania & Justiça”

  • Leticia Gheller Zanatta Carrion, Unidade Central de Educação Fai Faculdades (UCEFF) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

    Doutoranda em Direito pela UNIJUÍ. Mestre em Direito pela URI – Santo Ângelo. Professora na UCEFF de Itapiranga/SC

  • Izabel Preis Welter, Unidade Central de Educação Fai Faculdades (UCEFF)

    Mestre em Direito pela UNOESC. Professora na UCEFF de Itapiranga/SC

  • Tchessica Weber, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

    Mestranda em Direito pela FURB. Graduada em Direito pela UCEFF de Itapiranga/SC.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

A CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA COMUNIDADE LGBTQIA+ PELA APLICAÇÃO DA TEORIA DO RECONHECIMENTO DE AXEL HONNETH. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 14–32, 2022. DOI: 10.22409/conflu.v24i1.53626. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/53626. Acesso em: 5 dez. 2025.