CORRELAÇÕES ENTRE PÓS-GRADUAÇÃO, GÊNERO E MERCADO DE TRABALHO

Auteurs

  • Luciana Santos Lenoir Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Maria da Luz Alves Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Mônica Maria Teixeira Amorim Universidade Estadual de Montes Claros

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.55978

Résumé

As discussões engendradas no presente artigo descrevem o contexto histórico e a constituição dos Programas de Pós-graduação no Brasil, assim como dos sistemas avaliativos que lhes envolvem. São expostas reflexões críticas quanto à representatividade feminina nas esferas educacionais, com ênfase na educação superior e na pós-graduação stricto sensu, como também a inserção feminina no mercado de trabalho. Já as correlações entre pós-graduação, gênero e mercado de trabalho, são demonstradas mediante a exposição de alguns resultados empíricos da Pesquisa “Profissionais e mercado de trabalho: acompanhamento de Egressos do Curso de Mestrado e Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/Unimontes”, da cidade de Montes Claros, e que foi realizada até agosto de 2020. A análise contemplou variáveis quanto à cor de pele e gênero, tendo em vista demonstrar diferenças e desigualdades que ainda persistem no universo que abrange os cursos de pós-graduação stricto sensu.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Luciana Santos Lenoir, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutoranda e Mestra em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Graduada em Ciências Sociais e licenciada em Sociologia e História. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, democracia, gênero e desenvolvimento.

Maria da Luz Alves Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Ciências Humanas (Sociologia e Política) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Mestra em Sociologia pela Universidade de Brasília - UNB. É professora do Departamento de Política e Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. É integrante da Rede Brasileira de Pesquisadores Latino-Americanistas e Caribeanistas – BLAC, do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais - CLACSO e do Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico-raciais.

Mônica Maria Teixeira Amorim, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. É integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB)/Unimontes e do Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência - Unimontes. É também membro do Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero - InSerto/ Unimontes e do Projeto Cursinho Popular Darcy Ribeiro - Rede Emancipa.

##submission.downloads##

Publiée

2022-12-01