A CONSTRUÇÃO DA “DEMOCRACIA AUTORITÁRIA” NA OBRA DE OLIVEIRA VIANNA

Auteurs

  • José Sarto Fulgêncio de Lima Filho Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Grasielle Fernanda Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Rafael Lamera Giesta Cabral Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.56126

Résumé

O artigo investiga o conceito de “democracia autoritária” na obra de Oliveira Vianna. Para tanto, são analisadas as discussões trazidas nas segundas edições das obras O idealismo na constituição e Problemas de política objetiva, afim de compreender o que tal conceito poderia significar para o autor quando utilizou essa expressão. Muito mais do que uma espécie de alternativa ao modelo liberal democrático que prevaleceu durante a Primeira República, a utilização dessa expressão demonstra uma instrumentalização desse conceito para implementação de um modelo político de uma democracia sem povo.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

José Sarto Fulgêncio de Lima Filho, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestrando em Direito pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista, especialista em Direito Constitucional e graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Grasielle Fernanda, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestranda em Direito pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Regional do Cariri através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB-URCA). Especialista em Direito Constitucional e graduada em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Rafael Lamera Giesta Cabral, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília - UnB (2016). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2010) e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2007). Professor Visitante, em Estágio Pós-Doutoral, na Faculté de Droit - Université de Montréal, Canada (2021-2022). Atualmente, é professor adjunto no curso de Direito, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (Mestrado Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP Mestrado Profissional) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). É Sócio Titular do Instituto Brasileiro de História do Direito - IBHD. É Editor-chefe da Revista Jurídica da Universidade Federal Rural do Semi-árido - REJUR. Desenvolve pesquisas no campo da História do Direito, com ênfase na história constitucional, ditadura militar e história social do trabalho. 

##submission.downloads##

Publiée

2022-12-01