A CONSTRUÇÃO DA “DEMOCRACIA AUTORITÁRIA” NA OBRA DE OLIVEIRA VIANNA

Autores

  • José Sarto Fulgêncio de Lima Filho Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Grasielle Fernanda Freire Cabral Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Rafael Lamera Giesta Cabral Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.56126

Resumo

O artigo investiga o conceito de “democracia autoritária” na obra de Oliveira Vianna. Para tanto, são analisadas as discussões trazidas nas segundas edições das obras O idealismo na constituição e Problemas de política objetiva, afim de compreender o que tal conceito poderia significar para o autor quando utilizou essa expressão. Muito mais do que uma espécie de alternativa ao modelo liberal democrático que prevaleceu durante a Primeira República, a utilização dessa expressão demonstra uma instrumentalização desse conceito para implementação de um modelo político de uma democracia sem povo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Sarto Fulgêncio de Lima Filho, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestrando em Direito pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista, especialista em Direito Constitucional e graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Grasielle Fernanda Freire Cabral, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestranda em Direito pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Regional do Cariri através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB-URCA). Especialista em Direito Constitucional e graduada em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Rafael Lamera Giesta Cabral, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília - UnB (2016). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2010) e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2007). Professor Visitante, em Estágio Pós-Doutoral, na Faculté de Droit - Université de Montréal, Canada (2021-2022). Atualmente, é professor adjunto no curso de Direito, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (Mestrado Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP Mestrado Profissional) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). É Sócio Titular do Instituto Brasileiro de História do Direito - IBHD. É Editor-chefe da Revista Jurídica da Universidade Federal Rural do Semi-árido - REJUR. Desenvolve pesquisas no campo da História do Direito, com ênfase na história constitucional, ditadura militar e história social do trabalho. 

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Fulgêncio de Lima Filho, J. S., Freire Cabral, G. F., & Giesta Cabral, R. L. (2022). A CONSTRUÇÃO DA “DEMOCRACIA AUTORITÁRIA” NA OBRA DE OLIVEIRA VIANNA. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 24(3), 329-347. https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.56126