A TEORIA DOS STAKEHOLDERS E A ABRANGÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Autores

  • Juan José GILLI Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu16i1.p350

Palavras-chave:

Teoria dos stakeholders. Grupos de interesse. Responsabilidade social. Papel gerencial. Ética empresarial.

Resumo

A responsabilidade social, ou responsabilidade social empresarial ou corporativa, como é também
denominada,  aparecem  como  tema  central  em  múltiplas  publicações,  fóruns  e  disciplinas
universitárias. Paralelamente, as grandes empresas incluíram esse item em suas agendas; diversas
ONGs são responsáveis pela sua promoção; surgem índices de responsabilidade social e o assunto
até se tornou alvo de reguladores.
R.  E.  Freeman  publica  em  1984  “Strategic  management.  A  stakeholders  approach”  e  define
stakeholder  como qualquer grupo ou indivíduo que pode atingir ou ser atingido pela conquista dos
objetivos da empresa. Esta obra proporciona uma orientação para a gestão empresarial e permite
uma  melhor  compreensão  das  exigências  do  ambiente.  A  responsabilidade  social  é  para  todos  e
cada um destes grupos e deverá tê-los em conta no momento da tomada de decisões.
Por isso, a responsabilidade social não consiste mais na mera filantropia, mas em que as decisões
levem em conta os interesses de todos aqueles que são atingidos por elas. O objetivo do presente
trabalho  é  analisar  a  origem  e  abrangência  da  teoria  dos  stakeholders  e  sua  contribuição  para  a
definição do conceito de responsabilidade social e o novo papel do gerente.

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Biografia do Autor

Juan José GILLI, Universidad de Buenos Aires

Dr. en Ciencias Económicas por la Universidad de Buenos Aires. Profesor Consulto y Director del Dpto. Doctorado en la Facultad de Ciencias Económicas de la misma universidad.

Referências

Cortina, A. (1996) Ética de la empresa. Valladolid. Editorial Trotta.

Dunfee, T.W. y Donaldson, T. (1999) “La ética en los negocios y la actitud pragmática” en

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Freeman, R. E. (1984) Strategic management. A stakeholder approach. Boston. Pistman.

Goodpater, K. E. (1996) “Business Ethics and Stakeholder Analysis” in Donalson y Werhane.

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Mc Mahon, T.F (1999) “Breve historia de la ética estadounidense en los negocios” en Frederick, E.

Ética en los negocios. México. Oxford.

Publicado

2014-02-01

Como Citar

GILLI, J. J. (2014). A TEORIA DOS STAKEHOLDERS E A ABRANGÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 16(1), 57 - 66. https://doi.org/10.22409/conflu16i1.p350

Edição

Seção

Artigos