A TEORIA DOS STAKEHOLDERS E A ABRANGÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu16i1.p350Palavras-chave:
Teoria dos stakeholders. Grupos de interesse. Responsabilidade social. Papel gerencial. Ética empresarial.Resumo
A responsabilidade social, ou responsabilidade social empresarial ou corporativa, como é tambémdenominada, aparecem como tema central em múltiplas publicações, fóruns e disciplinas
universitárias. Paralelamente, as grandes empresas incluíram esse item em suas agendas; diversas
ONGs são responsáveis pela sua promoção; surgem índices de responsabilidade social e o assunto
até se tornou alvo de reguladores.
R. E. Freeman publica em 1984 “Strategic management. A stakeholders approach” e define
stakeholder como qualquer grupo ou indivíduo que pode atingir ou ser atingido pela conquista dos
objetivos da empresa. Esta obra proporciona uma orientação para a gestão empresarial e permite
uma melhor compreensão das exigências do ambiente. A responsabilidade social é para todos e
cada um destes grupos e deverá tê-los em conta no momento da tomada de decisões.
Por isso, a responsabilidade social não consiste mais na mera filantropia, mas em que as decisões
levem em conta os interesses de todos aqueles que são atingidos por elas. O objetivo do presente
trabalho é analisar a origem e abrangência da teoria dos stakeholders e sua contribuição para a
definição do conceito de responsabilidade social e o novo papel do gerente.
Downloads
Referências
Cortina, A. (1996) Ética de la empresa. Valladolid. Editorial Trotta.
Dunfee, T.W. y Donaldson, T. (1999) “La ética en los negocios y la actitud pragmática” en
Frederick, E. Ética en los negocios. México. Oxford.
Drucker, P. (2000) La gerencia. Tareas, responsabilidades y prácticas. Buenos Aires. Ed. El Ateneo.
Freeman, R. E. (1984) Strategic management. A stakeholder approach. Boston. Pistman.
Goodpater, K. E. (1996) “Business Ethics and Stakeholder Analysis” in Donalson y Werhane.
Ethical issues in business. New Jersey. Prentice-Hall.
Mc Mahon, T.F (1999) “Breve historia de la ética estadounidense en los negocios” en Frederick, E.
Ética en los negocios. México. Oxford.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.